Eu arrisco a dizer que o Arco do Triunfo é o segundo monumento mais conhecido da França, perdendo apenas para a Torre Eiffel.
O que muita gente não sabe é que além de tirar fotos dele, é possível visitar o Arco do Triunfo e de lá de cima a gente tem uma das melhores vistas de Paris por um preço módico se comparado a outros monumentos.
Eu levei anos até subir no Arco (apesar de ter morado na cidade) e hoje acho ele um dos melhores lugares de Paris, e de quebra fica coladinho com a Champs-Elysées que todo mundo visita.
O triunfo de Napoleão
Se você gosta de História provavelmente sabe que o Arco do Triunfo foi contruído a pedido de Napoleão que ao final da Batalha de Austerlitz diz aos soldados que eles “só voltarão ao lar sob um arco do triunfo” e pediu que construíssem na região da Bastilha um monumento que dominasse Paris e deixasse os parisienses orgulhosos.
O Arco que é inspirado do Arco de Tito em Roma, não foi construído na Bastilha e sim na Place de l’Etoile que é uma praça em forma de estrela de 6 pontas em Paris onde hoje é uma rotatória sendo a Champs-Elysées uma das pernas da estrela.
Leia também : Museus em Paris para conhecer
Como subir no Arco do Triunfo
É necessário subir por uma escada estreitas os 284 degraus, até tem elevador mas ele é reservado para pessoas com dificuldade de locomoção e idosos, assim eu e uma amiga que estava comigo fomos obrigadas a subir pelas escadas.
Quando você chega lá em cima tem uma espécie de pequeno museu contando um pouco a história do exército e do Arco, assim como uma pequena lojinha de lembranças.
O Arco do Triunfo e a Chama da Lembrança
Mas o Arco do Triunfo não é só um monumento pelas vitórias de Napoleão, é também um monumento em honra aos soldados que morreram em nome da pátria.
O Arco serviu de sepultura a um soldado desconhecido representando o 1,5 milhão de soldados franceses mortos durante a 1ª Guerra e foi acesa a chamada “Chama da Lembrança” em 1921 sob o Arco e ela nunca mais se apagou.
Todos os dias algum voluntário das centenas de associações de ex combatentes vem alimentar o fogo no Arco, e no 14 de julho que é o feriado nacional mais importante da França sempre mostram na televisão o presidente junto com ministros e convidados alimentando essa chama.
Leia também : Onde ficar em Paris, dicas de hospedagem
Uma rotatória na Champs-Elysées
Quando fui morar em Paris em 2008 eu descobri o quanto é difícil tirar uma foto certinha bem no meio do Arco do Triunfo, isso porquê ele fica bem no meio de uma rotatória com várias avenidas importantes da cidade ( uma delas é a Champs-Élysées) e sem travessia de pedestres no nível da rua, então você chega e quer logo atravessar para tirar uma foto no Arco do Triunfo mas vai ver que os carros passam em alta velocidade ali sem deixar tempo de você atravessar.
Não tente atravessar ali, há uma passagem subterrânea ali na Champs-Élysées mesmo e bem pertinho do arco, use a passagem subterrânea para chegar embaixo do arco e se você for subir no Arco, é também pela passagem subterrânea que você encontra a bilheteria e a entrada.
Vale a pena subir no Arco do Triunfo?
Muita gente se pergunta se vale a pena subir visto que ele é menos alto que a Torre Eiffel por exemplo, e a minha opinião é que vale muito!
O Arco do Triunfo fica no meio de uma rotatória bem no meio do Eixo Histórico que é uma linha imaginária reta que passa por La Défense, pelo Arco, Concorde e termina no Louvre.
A vista lá de cima é divina e dá para ver os principais monumentos de Paris, da Torre Eiffel a Torre de Montparnasse, passando pela Sacré Coeur, Invalides e a Notre-Dame, essa última apenas para os bons conhecedores e observadores de Paris.
É um dos lugares com a melhor vista de Paris e não custa muito caro, apenas 9,50€ e nem precisa comprar com muito tempo de antecedência, geralmente basta comprar na hora para poder subir, claro, dê preferência a ir pela manhã o mais cedo possível.
Fotos no Arco do Triunfo
Para quem não vai subir e tirou foto perto do Arco mas quer uma foto com o Arco bem no meio o meu conselho é descer um pouco a Champs-Elysées e tentar tirar uma foto ao atravessar.
Com muito cuidado é possível pegar o arco inteiro e no meio, e eu sempre faço fotos enquanto estou atravessando, na faixa de pedestres e com o sinal me autorizando.
Claro que tomo muito cuidado e as vezes as fotos não ficam boas de primeira, mas aí espero o sinal abrir mais uma, duas, três vezes e na travessia eu metralho algumas fotos, e tomo cuidado de terminar de atravessar antes do l mudar, afinal segurança em primeiro lugar.
Informações Úteis :
Preço : 9,50€
Horário de funcionamento : das 10h as 22:30h (última entrada : 45min antes do horário de encerramento)
aberto todos os dias, exceto nos principais feriados franceses.
Metrô : Charles de Gaulle-Etoile ( linha 1,2 e 6)
Procurando hospedagem em Paris?
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Ficou show o post! Amei!