Minha viagem pelo sudoeste da França me levou até Auch que é a capital histórica da antiga Gasconha, apesar de conhecer muito bem o sudoeste francês eu nunca tinha passado por lá e adorei conhecer um pouco mais, principalmente porquê além de Auch há muitos vilarejos bonitos na região.
Auch, a cidade de D’Artagnan
Achei estranho quando ví vários cartões-postais de D’artagnan (sim, aquele mosqueteiro!) na cidade mas descobri que o verdadeiro D’artagnan que foi um conde, nasceu na região de Auch e foi ele que inspirou o chefe dos mosqueteiro do romance de Alexandre Dumas e posteriormente aos diversos filmes holywoodianos. A estátua fica bem no meio da escadaria universal que liga a parte alta a parte baixa da cidade e tem 234 degraus.
Catedral Santa Maria de Auch
Bem no centro de Auch encontramos a Catedral de Santa Maria de Auch imponente, quando ví a catedral não acreditei que fosse a catedral de uma cidade de 20 mil habitantes! A cidade é bastante pequena mas a catedral impressiona e se eu não soubesse que a cidade era pequena, com certeza acharia que era nem maior por causa da catedral.
Ela foi construída sobre o local onde já havia uma igreja construída pelos romanos no século 9, a construção da catedral levou quase 200 anos (1489-1680) e por isso ela não tem um estilo mas vários, afinal com o passar dos anos a moda ia mudando e a catedral de Auch tem partes góticas, partes romanas e um pouco de estilo renascentista.
Uma das partes mais impressionantes foi o coral da igreja que é feito de madeira com mais de 1500 personagens esculpidos na madeira, fiquei intrigada com a riqueza de detalhes e o fato deles fazerem algo tão rico naquela época, os vitrais também me chamaram atenção pela clareza e como achei muito mais fácil entender um pouco mais da história contada pelos vitrais.
A Catedral de Santa Maria de Auch é uma das catedrais mais bonitas da França, principalmente o interior dela, é engraçado que quando falamos de catedrais francesas logo vem a Notre-Dame, a catedral de Reims ou de Amiens que são mais conhecidas, mas a catedral de Auch não fica atrás em beleza.
Infelizmente eu estive em Auch num dia de chuva e não pude aproveitar muita coisa da cidade porquê além de tudo eu estava doente, mas me interessei nos museus da cidade depois que descobri que a cidade abriga a segunda maior coleção de arte pré-colombiana depois do Museu du Quai Branly em Paris.
Prefeitura da cidade
Dentro da prefeitura de Auch eu pude conhecer o Salão dos Ilustres que serve de sala de reunião dos políticos e de sala oficial de festas. O salão dos Ilustres é um salão bem bonito que já serviu de sala de música e em 1868 virou essa sala que como a conhecemos hoje com os quadros de grandes personagens nascidos na região ou que contribuíram para a região.
Não acho que seja necessário passar mais que um dia em Auch para visitar a cidade, exceto se você quiser visitar a região que é muito bonita, e uma das regiões mais ricas em se tratando de gastronomia na França, o foie gras por exemplo vem dessa região.
O que recomendo é fazer uma viagem bate e volta se você estiver em Toulouse por exemplo ou pela região, saindo de Toulouse há trens diretos e a viagem dura entre 1:30h a 2h.
Onde se hospedar em Auch
Como eu resolvi dormir em Auch, eu fiquei hospedada num hotel Ibis A verdade é que a primeira vista o hotel não parecia ter a qualidade do Ibis que conhecemos, do lado de fora ele não parecia um hotel 3 estrelas e sim um hotel bem simples, até olhei para ver se não tinha entrado no hotel errado já que na frente desse Ibis tinha um Ibis Budget que é a versão mais simples do hotel Ibis.
O quarto era correto e tinha um tamanho razoável, cama, televisão com alguns canais estrangeiros, armário, apoio para abrir a mala, mesa de trabalho, mas achei que faltou um frigobar no quarto. Vou fazer uma comparação, eu sei que Auch é uma cidade pequena do interior, mas o Ibis de lá era mais simples que o Ibis Style (que é uma categoria inferior) que eu fiquei em Saint Malo ou o de Rennes e se eu comparar com o Ibis Styles Anhembi que fiquei em São Paulo, ele perde em todas as vezes.
O hotel fica um pouco distante do centro histórico da cidade, e não é o ideal para quem está a pé, eu já sabia disso quando reservei o quarto mas como eu estava de carro, não tive problema algum, principalmente porquê o hotel disponibiliza um estacionamento gratuito no local.
Eu cheguei já no final da tarde, e os funcionários foram muito simpáticos e eu tive um dos check-ins mais rápidos da minha vida, a recepcionista nos deu muitas dicas de lugares para comer na cidade, e por falar nisso tem um restaurante de rede quase colado ao hotel e os hóspedes do Ibis Auch recebem um pequeno desconto nesse restaurante. O café da manhã é pago a parte e eu não provei, preferi comer no centro da cidade.
O banheiro eu achei pequeno, apertadinho e um pouco antigo, aliás achei toda a mobília bastante simples e parecia mais os hotéis da gama mais simples do Ibis. Uma vantagem que achei foi no preço, assim como achei o hotel bem simples, notei que o preço também não correspondia exatamente aos preços do Ibis, ele estava mais barato que a média do Ibis dos outros lugares.
Se eu ficaria novamente lá? Sim, se fosse por uma estadia curta de até dois dias e estivesse de carro, Auch tem poucos hotéis e no centro da cidade eles são mais caros.
Vantagens :
- Preço
- Wifi
Desvantagens :
- Localização
- Mobília simples
Outras cidades nos arredores de Auch
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Paula, que cidade mais fofa!!
Eu sou doida para explorar o sul da França, e achei essa cidade uma coisinha linda!
E adorei a curiosidade do D’artagnan!
Beijos
Paula, como tem cantinhos lindos na França. Nunca tinha ouvido falar. A França, além de Paris tem muita coisa a ser explorada! Adorei a dica! Beijos
Ah que fofura de lugar. Ainda não conheço a França, mas Auch esta na lista de lugares para visitar por lá.
Que cidadezinha fofa!!! Nunca tinha ouvido falar! É, tenho muuuito o que conhecer na França….
Mais uma cidadezinha fofa que conheço aqui pelo seu blog! Da França, só conheço Paris, mas minha lista tá ficando longa já, hehe. Obrigada pela dica! bjs
Adoro estas cidadezinhas de interior e as da França também são muito bonitinhas. Também não conhecia esta, obrigada por compartilhar. Adorei as imagens!