Eu me lembro que durante os quatro anos que morei na França a cada vez que eu dizia que não gostei de Bruxelas, alguém sempre me dizia que eu deveria ir a Bruges para poder gostar da Bélgica.
Demorou alguns anos, mas consegui voltar a Bélgica e conhecer essa cidade que todo mundo falava. Bruges, ou Brugges se você preferir, é tão bonita quanto me falaram!
Como imagino que você provavelmente esteja planejando uma viagem pela Bégica, vou deixar aqui alguns links que podem te ajudar nessa tarefa :
- Trem na Bélgica : Como funcionam
- Onde se hospedar em Bruxelas
- Cidades na Bélgica para conhecer
- Documentos necessários para viajar para Europa
Bruges é conhecida como a Veneza do norte, e por coincidência calhou de eu ir a cidade exatamente uma semana depois de voltar de Veneza. Eu ví uma promoção de Eurostar para Bruxelas e decidi pegar para ir até Amsterdam e incluir Bruges e Antuérpia no caminho.
Acho que já fui em pelo menos meia dúzia de cidades que se intitulam como “Veneza do Norte” e a maioria dela, nada tem a ver com Veneza, exceto pelo fator de ter alguns canais. Bruges é bonita e encantadora e acho que não precisava pegar carona no nome de Veneza, a cidade tem beleza e charme próprios.
Muita gente faz um bate e volta saindo de Bruxelas e eu acho bem válido porquê a distância é pouca, dá para chegar de manhã e voltar no final da tarde. Eu passei dois dias na cidade porquê queria passear com mais calma, andar um pouco sem rumo pelos canais e achei quase que foi tempo demais.
Bruges foi um importante centro comercial na Idade Média, e durante uns 200 anos Bruges foi considerada a mais próspera das cidades da região de Flandres. Lá pelo começo do século 16 o canal Zwin que era o elo de Bruges com o mar foi ficando obstruído e impossibilitando a ligação de Bruges com o mar e por consequência o comércio, nisso a cidade foi caindo no esquecimento enquanto Antuérpia ia crescendo.
O Centro Histórico é considerado patrimônio cultural pela Unesco, e no centro histórico a quantidade de turistas é enorme! Não sei se é porquê a cidade é pequena e tudo se concentra no mesmo lugar mas eu fiquei impressionada com a quantidade de turistas que tinha numa cidade tão pequena como Bruges.
O que fazer em Bruges e o que visitar
Campanário de Bruges
O Campanário de Bruges é uma é uma torre que tem uma das melhores vistas da cidade, além de ser um das melhores coisas para fazer em Bruges, especialmente se você estiver interessado em belos edifícios e história. Construído no século 13, o campanário tem 83 metros de altura e nada menos que 47 sinos.
Além disso, entre na escalada da torre (e os 350 degraus aproximados) e desfrute de vistas panorâmicas da cidade. É necessário no entanto comprar o ingresso para o campanário.
Uma coisa imperdível é passear pelos canais, o passeio de barco que eu fiz custou 8 euros e durou aproximadamente 45 minutos. Há também um passeio de barco um pouco mais longo que vai até Ghent uma cidade vizinha também famosa pelos seus canais.
O palácio provincial na praça principal da cidade. Bruges assim como Antuérpia, Lille e Bruxelas possui sua Grande Place que é a praça central da cidade com seus prédios típicos da arquitetura flamenga, se você já esteve em uma dessas cidades, vai ter uma sensação de déjà vu em algumas praças.
Bruges assim como toda a Bélgica é o paraíso dos chocolates, caso você esteja procurando presentes o chocolate belga é uma boa opção. Até eu que não sou louca por chocolate não fiquei indiferente ao apelo do chocolate belga.
Além dos chocolates, a Bélgica é conhecida também pelos mexilhões, batata frita e waffles, se puder, experimente essas iguarias na cidade.
Além do passeio pelos canais, Bruges tem muito a oferecer nas suas ruas e a grande vantagem é não precisar usar transporte para nada, nem mesmo para ir a estação de trem que fica um pouco mais afastada do centro histórico eu peguei ônibus, fiz tudo a pé me perdendo e me encantando pelas ruas.
As ruas de Bruges são charmosas e tudo parece cenário de filme, prepare-se para muitas fotos porquê a cidade é linda demais!
Provar a culinária belga
Se você está na Bélgica, nada melhor que aproveitar a oportunidade para conhecer melhor a comida belga. Além dos famosos chocolates e cerveja, outras especialidades belgas que vocês vão ver muito em Brugges são waffles, fritas e mexilhões.
Onde ficar em Bruges
Como Bruges apesar de ser uma cidade pequena, é extremamente turística, fiquei preocupada com o preço da hospedagem, já que dormi lá.
Eu fiquei no Ibis Brugge Centrum que tinha um excelente custo benefício. Além de ter um preço bom, ainda tinha uma localização excelente, no centro histórico de Bruges, assim fica bem pertinho de tudo.
Quantos dias ficar em Bruges?
Eu passei dois dias na cidade e achei que foi um bom tempo. Eu sei que a maioria das pessoas falam de fazer um bate e volta saindo de Bruxelas para Bruges, mas não é a mesma coisa.
Bruges é uma cidade completamente diferente a noite, muito mais tranquila. Como a maioria dos turistas vão embora no final da tarde, foi bem diferente ver a cidade durante a noite. Pude aproveitar vários pontos turísticos bem mais vazios.
Como chegar em Bruges
A maneira mais fácil é saindo de Bruxelas, na estação de Midi há diversos trains que vão para Bruges e o trajeto dura em média 1h.
Dá também para ir de trem saindo de Paris, Londres e Lille, fazendo uma baldeação em Bruxelas, mas claro a viagem demora mais. Lille fica a apenas 75km de Bruges, mas não há trem rápido e nem direto.
Outras cidades na Bélgica
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Eu gostei bastante de todas as cidades Belgas por onde passei, desde Bruges, Antuérpia e até mesmo Bruxelas que amei. Bj
Lindo mesmo!
Kisu!