Como é Viajar Sozinha para a Turquia.

carta de amor a Istambul

Uma pergunta que recebi muito nos últimos meses foi “Como é viajar sozinha para a Turquia ?”Não é segredo nenhum para quem me acompanha aqui no blog que eu amo a Turquia, só esse ano estive em Istambul três vezes, e passei um mês sozinha por lá.

Não era a minha primeira vez viajando sozinha, tenho uma certa experiência nisso, e não era a minha primeira vez sem um homem na Turquia, tinha ido em fevereiro com uma amiga, e apesar de Istambul ser uma cidade relativamente moderna, e que eu conhecia, estava com um pouco de receio.

como é viajar sozinha para a turquia

Meu receio se intensificou porquê estaria em Istambul durante o Ramadã, que é o mês sagrado do Islamismo, um espécie de mês de reflexões, onde os mais religiosos tentam tentam passar um mês mais voltado para a espiritualidade.

Como se vestir em Istambul

Além do Ramadã, se juntaria ao fato de ser verão, estar quente e eu ter mais preocupações com vestimenta, já que até então eu só conhecia Istambul na primavera e inverno, sempre com casaco e roupa de manga.

como é viajar sozinha para a turquia

À medida que a data da minha viagem se aproximava, fui pensando em como driblar o problema da vestimenta, e resolvi levar batas leves de manga 3/4 que poderiam ser usadas sem problemas, pro resto seriam camisetas tipo essa da foto acima, e eu usaria um lenço por cima para cobrir, fazendo sempre sobreposições com lenços. Do resto, usaria calça, estava quente mas teria que usar calça jeans, já que poucas vezes ví mulheres usando short por lá.

como é viajar sozinha para a Turquia

Quando cheguei em Istambul, percebi que o calor estava grande demais (média de 30 graus em junho) para usar manga 3/4 e também percebi que as turcas usavam todas camisetas, e resolvi fazer o mesmo, comecei a usar as minhas camisetas e senti que não havia nenhum problema com isso, essa foto eu tirei durante a visita ao Museu de Arte Moderna de Istambul. Durante a minha viagem, muitas mulheres entraram em contato me perguntando como é viajar sozinha para a Turquia, muitas queriam ir mas estavam receosas.

como é viajar sozinha para a turquia

Eu sei que não dá para ver muito nas fotos, mas em todas estou usando camiseta, me senti super a vontade andando em Istambul de camiseta, não estava fora do contexto da cidade, estava usando as mesmas roupas que as turcas.

Em bairros mais religiosos como Fatih por exemplo, onde há menos turistas eu senti que haviam mais olhares, é que além de tudo eu sou negra e bem diferente da população turca, mesmo entre os turistas é raro ver um negro por lá, e eu sempre terminava chamando um pouco mais atenção, mesmo quando fui com uma amiga, ela conseguia se camuflar entre os locais e eu não.

como é viajar sozinha para a turquia

Precisa usar véu na Turquia?

Muita gente imagina que como a Turquia é um país muçulmano, as mulheres precisam usar véu! A Turquia é um país laico, e muito mais moderno do que a maioria de nós acredita, a venda de bebidas alcoólicas é liberada, alguns supermercados vende carne de porco, o aborto é legal etc…e não há nenhuma necessidade de usar véu, aliás o uso de véu entre as turcas mais jovens não é tão comum, arrisco a dizer que menos de 20% das turcas jovens o usam (pelo menos em Istambul!).

como é viajar sozinha para a turquia

Voltando ainda sobre a obrigatoriedade do véu, você só precisa usar véu quando for nas mesquitas! As mulheres precisam cobrir a cabeça quando forem visitar mesquitas, e também é necessário usar roupas mais “comportadas” que seja abaixo do joelho, cubra o colo e os ombros.

Em mesquitas turísticas como é o caso da Mesquita Azul por exemplo, eles costumam emprestar lenços para cobrir o cabelo e saia/bata para cobrir as partes descobertas.

como é viajar sozinha para a turquia

Para terminar de falar sobre as roupas : Em Taksim, onde eu fiquei é uma parte bem animada e moderna da cidade, muitas vezes ví turcas de barriga de fora, sim! E o engraçado é que a maioria das meninas de barriga de fora usavam piercing no umbigo!

Outra coisa que preocupa muito as mulheres que viajam sozinha para a Turquia é o assédio, recebo muitas perguntas sobre como é viajar sozinha para a Turquia e como são os homens lá, se eu disser que os homens turcos não vão tentar nada eu estou mentindo, mas geralmente é algo do tipo “hello, where are you from?” “you are pretty” e basta ignorar que eles param. Nunca tive nenhum tipo de problema quanto a isso, nem viajando apenas com mulher e nem durante um mês sozinha em Istambul.

como é viajar sozinha para a turquia

Sim, os homens turcos vão olhar para você, e se você assim como eu tiver um físico que em nada se parece ao povo turco, claro que será mais visada por ser turista, mas não tenho nenhuma experiência traumática, simplesmente ignore e saia andando.

Alguns lugares como o Gran Bazaar pode ser um pouco mais chato, foi um dos lugares onde eles eram mais insistentes, principalmente porquê queriam vender qualquer coisa a qualquer custo, mas assim não diria que não voltaria lá.

como é viajar para a turquia sozinha

Depois de um tempo, aprendi que olhar é algo comum da cultura turca, todo mundo olha todo mundo! Enquanto em lugares como Londres onde é quase proibido fazer contato visual, em Istambul todo mundo olha todo mundo, e eu por ser diferente era ainda mais olhada, homens, mulheres,velhos e crianças, notei que todo mundo olhava todo mundo, e não apenas a mim.

carta de amor a Istambul

Sobre segurança, em nenhum momento senti medo, Istambul é uma cidade segura e não é comum crimes por lá, o que pode acontecer é no máximo pequenos furtos, ou golpes contra turistas. Eu andava com a minha câmera pendurada no pescoço sem problemas.

Não posso dizer sobre sair a noite porquê não fui pra balada sozinha ou coisa do tipo, mas cansei de andar pela Avenida Istiklal e por Taksim durante a noite sozinha sem me sentir insegura, essa região de Istambul está sempre cheia de gente a qualquer hora do dia e da noite, e eu cansei de ver a polícia rodando por lá e em civil fazendo revistas.

Como é viajar sozinha para a Turquia

Afinal, como é viajar sozinha para a Turquia?

Não é nenhum bicho de sete cabeças! Para quem vai em época quente, sugiro um pouco de cuidado na escolha das roupas, nada muito curto e decotado e você vai estar ok.

A Turquia é um país lindo, e não me senti insegura em nenhum momento em Istambul, mesmo saindo a noite. Assédio existe, mas nada que chegue a ponto de tornar a sua viagem impossível. A minha conterrânea Cyntia Campos tem um post sobre Viajar Sozinha para Istambul que vale a leitura.

Outros posts sobre Istambul

 



Booking.com

 

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

18 COMENTÁRIOS

  1. Morei um tempo na Alemanha e tenho amigos Turcos, também visitei a Turquia (Somente Izmir). Apesar de ser uma cultura muito diferente, notei que os turcos são muito mais parecidos com os latinos, do que os povos europeus do norte, como os alemães. Em Izmir, vi muito poucas mulheres de véu, inclusive mulheres mais velhas. Achei, em geral, os Turcos bastante cabeça aberta (conheço brasileiros que são muito mais conservadores e cabeça fechada que os turcos que conheci, mas claro, isso varia de pessoa pra pessoa). Em relação a segurança, ouvi falar que muita gente viaja de carona lá, sem medo nenhum, as casas também tem menos grades e muros que as brasileiras.Notei que levam a sério o fato de não comer porco e derivados, como banha(muitos bebem álcool, mas não comem porco). Como não sou muito fã de carne de porco (gosto, mas fiquei meio enjoado depois de morar na Alemanha), não senti falta disso na Turquia.

  2. Olá Paula..

    Acho linda a cultura turca ,gostaria muito de ir conhecer stambuo sou casada mais meu marido tem medo de ir para a Turquia por causa dos estupros, ele leu muitos relatos na internet de homens sendo mortos e suas músicas sendo estupradas, fora que ele pensa muito no terrorismo…..fazer o que né ??rsrsr…mais disse que se eu mesmo assim quizer ir que ele não vai me impedir que posso ir ….minha dúvida é o seguinte como escolher hotéis ,hospedagens , onde seja seguro uma mulher dormir sozinha??

    • Cristiane

      De onde seu marido tirou isso? Praticamente qualquer lugar da Turquia é mais seguro que no Brasil, vc já viu a taxa de estupros do Brasil e da Turquia? Eu já fui inúmeras vezes para Istambul sozinha, e sempre me senti segura. Claro que é preciso tomar cuidados como em qualquer lugar, mas é bem tranquilo.

      Sobre hoteis : https://goo.gl/NFHjGg nesse link tem muitos hotéis de confiança, boa viagem!

  3. Olá, Paula! Ainda bem que encontrei o seu blog, mais concretamente os artigos sobre a Turquia. Estava mesmo a precisar de encontrar algo assim. Será que me pode enviar um mail de modo a fazer-lhe algumas perguntas mais concretas? (Não dá muito jeito fazê-las através dos comentários, mas é acerca da minha estadia em Istambul, fui colocada num programa da faculdade para estudar lá por 5 meses 🙂 ) Obrigada!

  4. Olá quero muito conhecer a Turquia mais tenho muito medo e receio porque nunca viagei para outro país, mais tenho muito vontade de ir estou indecisa.

  5. Olá quero muito conhecer a Turquia mais tenho muito medo e receio porque nunca viagei para outro país, e não sei como as coisas funcionam lá, um hotel mais barato qual a Cidade, quero muito uma dica porque vou só obg.

  6. Paula, muito obrigada por essa resenha! Estou me preparando para visitar a Turquia e fiquei com o pé lá trás quando vi vídeos – que inclusive eram do mesmo canal – onde a moça falou que nós mulheres não poderíamos nem sorrir em público ou sorrir para um homem. Sei que a pergunta a seguir parecerá ingênua mas isso é verdade? Você desmistificou muita coisa na sua resenha e te agradeço de todo o coração! Espero que responda em breve. Caí aqui de pára-quedas e já estou amando tudo! Obrigada!

    • Brenda

      Não sei a experiência dessa outra moça, talvez em outras cidades seja mais complicado. Pelo menos em Istambul eu não tive problemas, claro que tem um mais saído que vai querer procurar papo, mas comigo bastava eu ignorar ou dizer não que eles desistiam. Olha, eu sorria educadamente nas lojas e restaurantes e também não tive problemas, pelo menos não em Istambul

      Boa viagem

  7. Bom dia Paula, tudo bem?

    Sou nova aqui no seu blog e estou adorando as dicas. Como percebi sua paixão por Istambul e que também viaja sozinha, gostaria de te perguntar qual o melhor transporte (considerando segurança e valor) do aeroporto de Ataturk para a região de Sultanahmet?

    Gratidão e um ótimo dia

    • Maria

      A maneira mais simples ainda é táxi, mas claro que é mais custoso. Sobre segurança, a menos que seja de noite é ok fazer esse trajeto (sempre fiz de dia) no aeroporto de Istambul tem o metrô, é tudo bem sinalizado lá, não tem erro. Do aeroporto de Ataturk vc pega a linha vermelha (acho que é linha 1) mas ela é a única que passa lá. Você vai precisar fazer baldeação seja em Zeytinburnu ou em Aksaray e de lá pegar o bonde (tram) que vai para Sultanahmet. Eu nunca troquei em Zeytinburnu, sempre troquei em Aksaray que já é perto de Sultanahmet. Quando você desce em Aksaray, precisa sair da estação, e faz baldeação na estação ao lado que chama Yusufpasa

      Boa viagem na minha cidade favorita! =)

  8. Olá Paula !
    Foi ótima te encontrar 2023 , quero conhecer Instambul Sozinha, um grito de liberdade kk , sua experiência é inspiradora ! A sua orientação será muito importante para realizar esse sonho !
    Gratidão ❤

  9. Olá, Paula! Adorei sua resenha… Estive ano passado na Turquia, amo o país e, estando lá, me senti em casa. No entanto, foi frustrante ficar refém do grupo com o qual viajei. Lugares como a torre de Gálata, Bursa e se mercado das sedas, a noite turca, bairro boêmios, nada disso nos foi oferecido, embora prometido. Não falo a língua, só poucas palavras, me preveniram a não pegar taksi … e eu fiquei a mercê da agência. Quero voltar pq o pouco que vi só me deixou mais apaixonada pelo país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.