Como ser au pair na França? Tenho respondido cada vez mais a essa pergunta por email, já contei como fui morar na França e o quanto era meu sonho morar na França mas não entrei em detalhes sobre o intercâmbio como au pair então seis anos depois venho contar os detalhes para quem procura dicas para ser au pair na França
Antigamente ser au pair/fazer intercâmbio era comum apenas nos Estados Unidos mas quando decidi ir para França já estava cada vez mais comum ser au pair em países europeus e acompanhei muitas meninas que foram para países com língua muito distante da nossa como Noruega e Suécia.
Au pair, o que é isso?
Acho que se você chegou até aqui você sabe o que faz uma au pair mas para quem não sabe vamos lá : Au pair é a (o) jovem que é recebido no seio de uma família francesa por um tempo pré-determinado e deverá estar escrito e frequentar um curso de francês. O jovem recebe casa e comida na França e em troca deverá efetuar um trabalho de baby sitting para a família e receberá uma pequena ajuda de custo.
Quando eu quis ir para a França eu descobri que esse era o caminho mais barato já que eu não iria precisar me preocupar com o alojamento, alimentação etc…e para mim era a única possibilidade já que quando me inscrevi para ser au pair eu tinha 21 anos, não conhecia ninguém na França e não tinha muito dinheiro, ser au pair me concedia visto de um ano na França.
Au pair por agência ou por conta própria?
A primeira coisa a fazer é decidir se é melhor ir por agência ou por conta própria. No meu caso o bolso falou mais alto e como ví que era possível ir por conta própria eu me joguei, não tinha condições de pagar agência, curso de francês, passagens de avião (que na época estava super cara por causa da alta do dólar) papeladas e ainda levar dinheiro e por isso ir sem agência foi a minha opção.
Na época em que decidi ser au pair na França no final de 2007 o orkut bombava e tinha várias comunidades sobre o assunto e uma sobre au pair na França com o passo a passo para ser au pair.
De todos os mais de 30 au pairs brasileiros que conheci apenas uma menina foi por agência e segundo ela a agência é completamente dispensável já que tudo que ela faz você pode fazer sozinho. Na época ela disse que contratou uma agência porquê não falava francês e não sabia por onde começar.
Como ser au pair por conta própria
É difícil ser au pair por conta própria? É! Mas não pense que se você for por uma agência será mais fácil, já que toda a papelada (e essa é a parte mais difícil!) você terá que fazer sozinho mesmo que tenha uma agência. Hoje com tanta informação, sites, grupos e blogs eu acho desnecessário uma agência e o dinheiro que serve para pagar a agência eu traria para usar ou deixar guardado em caso de problema.
É complicado resolver a papelada mas se você ler muito vai terminar entendendo tudo, por isso leia o máximo que puder sobre o assunto, não tenha preguiça, leia por horas, dias…
Para quem assim como eu não pode pagar por uma agência de intercâmbio vou fazer o explicar melhor como ser au pair na França.
Passo a passo de como ser au pair na França por conta própria
- Encontrar uma família
- Fazer o dossiê do Campus France
- Receber e enviar o contrato
- Se matricular no curso de francês
- Enviar os documentos e passar pela entrevista
- Receber o visto
Como encontrar uma família na França
Essa é a primeira parte e muitas vezes a mais ingrata. Você encontra aquela família legal com crianças legais e que mora numa cidade legal e se candidata a vaga. Você e e mais uma centena de pessoas e você fica na expectativa, toda hora olha seu email para ver se eles responderam, fica impaciente e dias depois recebe uma resposta negativa.
Isso me faz lembrar de um meme do Facebook que diz “não se abata, a vida tem dessas coisas” Você vai receber muitas respostas negativas, muitas mesmo! Eu cheguei até a pensar que nunca ia conseguir ser au pair na França visto que muita gente conseguiu família muito mais rápido que eu.
Recebi também uma proposta de uma família com seis crianças e que queriam que eu fosse a missa todo domingo com eles, o que implica em não sair até tarde no sábado a noite. Claro que eu recusei, e continuei procurando famílias, a propósito : Para encontrar famílias há sites especializados em au pair
Sites para encontrar família au pair
Bebe-nounou : É o site mais usado na França, encontrei minha última família por lá (mudei de família já na França) e depois que deixei de ser au pair foi por esse site que encontrei um emprego para fazer baby sitting.É um site gratuito para quem oferece os serviços como as au pair no entanto se você não pagar você não consegue entrar em contato com todas as famílias, apenas com aquelas que são VIP.
Quando procurava como au pair eu não paguei e talvez por isso tenha demorado mais a encontrar uma família, quando ainda estava procurando família não lembro de ninguém que tenha pago mas é o melhor site para quem quer ser au pair na França.
Au pair world : Outro site que usei, não é específico para França, pode encontrar host families do mundo inteiro. O legal desse site é que na época voce podia ver o quanto o perfil da família batia com o seu.
New au pair : Usei esse site mas achei que tem poucos anúncios para França.
Existem vários outros sites mas os mais importantes são o bebe-nounou e o au pair world para quem quer ser au pair na França.
Fazer o Dossiê Campus France
Não precisa ser necessariamente depois de encontrar a família, pode começar a preencher antes e aproveitar para ler bastante, o site do Campus France é bem interessante e tem vários artigos sobre vida e estudos na França, au pair na França e vida universitária. Já que fazer o dossiê Campus France é uma etapa obrigatória para o visto, por que não começar com ela? Em caso de dúvida eles ajudam muito e respondem rapidamente ao email.
Mandar os documentos e receber o contrato
Depois de encontrar a família e decidir tudo é necessário pedir que eles enviem o Accord de Placement assinado e carimbado por eles e pela DDTEFP. O accord de placement é como um contrato entre você e a família onde tem os dados da família, os seus e relata seus deveres com eles. Esse documento é registrado num órgão francês e é feito em três vias sendo que um fica com você, um com a família e um com o DDTEFP.
Para o accord de placement geralmente é pedido uma cópia do passaporte, atestado médico com menos de 3 meses e cópia dos estudos
É importante que os detalhes do accord de placement sejam bem discutidos e que tudo que eles prometeram esteja registrado nesse documento porquê ví um caso de um menino que a família prometeu “de boca” pagar o transporte mas que não colocaram isso no contrato e que quando ele chegou no país (ele não foi au pair na França) a coisa foi bem diferente, então é bem importante que tudo esteja escrito nesse contrato já que é com ele que você pode exigir que seja cumprida a lei e em caso de problema você pode ir no DDTEFP que em caso de problema grave pode cassar o direito dessa família ter au pair novamente.
Se matricular num curso de francês de pelo menos 10h semanais
Para o visto eles aceitam pré-matrícula e eu sugiro que antes de pagar o valor total vocês façam apenas a pré-matrícula e quando chegar na França vá pessoalmente conhecer a escola.
Para o visto é necessário que seja uma escola credenciada pelo ministério da educação francês, para encontrar a lista de escolas credenciadas clique aqui. Essa lista muda sempre e escolas são acrescentadas ou retiradas de acordo com as normas do ministério francês de educação.
Envio dos documentos e entrevista
Depois de terminado o dossiê Campus France e de enviar os documentos para eles e eles validarem é necessário pagar a taxa e escolher a data da entrevista. Para quem mora em São Paulo a entrevista é no Campus France mesmo mas para quem mora em outras cidades geralmente é feita na Aliança Francesa de 14 capitais diferentes, no site Campus France tem a lista completa de cidades.
Vou contar como foi a minha entrevista, tem muitos anos mas acredito que possa ajudar um pouco : Era janeiro/fevereiro de 2008 e eu estava muito nervosa, a entrevista foi na Aliança Francesa de Salvador acredito que tenha durado meia hora a quarenta minutos entre a entrevista e a conferida nos documentos, e eu estava nervosa mas a pessoa que fez minha entrevista me deixou muito a vontade, falamos em português sobre meus estudos, o porquê eu queria ir para França e sobre minha host family não foi uma entrevista formal.
Já no final da entrevista me disseram : “Agora é a hora de falar francês” meu francês não era muito bom mas eles perguntam coisas simples, sobre a escola, sobre a cidade onde você vai morar, sobre você etc…Depois da entrevista eles me disseram para eu aguardar o resultado no site Campus France.
Pedir e receber o visto
Depois do ok e a finalização de todo o processo Campus France é necessário dar entrada pessoalmente em um dos três consulados da França no Brasil : Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Não é mais possível fazer por procuração uma vez que agora recolhem seus dados biométricos.
Na minha época eu dei entrada no meu no consulado de Salvador que é um consulado honorário e de lá o cônsul encaminhou para Brasília e lembro que na época eu pagava o valor do consulado e o valor do Sedex, mas hoje em dia é necessário ir a uma dessas cidades.
Esse post ficou enorme, estou seriamente em fazer outro falando um pouco mais sobre a vida de au pair na França, o que vocês acham?
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Olá paula, acompanho você por aqui também. O post pode até ter ficado grande mas ainda temos tantas vontades de perguntas? Quando terminou o aupair decidiu ficar? Por qual motivo? Dentre tantas outras…… merecemos sim outro post renovando o assunto. beijosss
Oi moça!
Obrigada pelo post! Voltei a pesquisar sobre ser Au Pair na França e seu post foi de grande ajuda! 🙂 bjs
De nada! Boa sorte na busca!
Adorei seu post. Bem explicativo. Eu fu Au pair na australia, e foiii bem legal. Mas como tenho o sonho de conhecer a França, acho que vou tentar entrar no programa Au pairs da campus france!
Poste mais quando puder, porfaaa hahhaha
Vou tentar postar mais quando a memória ajudar pq fui au pair na França em 2008! Tudo vale a pena e como eu fui sem agência foi muito mais barato, ser au pair foi a melhor decisão que tomei na vida!
Muito bom mesmo, agr só queria saber como você conseguiu se arrumar uma família aí, entrei no primeiro site e não consegui me inscrever
Iury
Fui me inscrevendo nos sites, e enviando mensagens para as famílias e conversando.
E p homens tem alguma coisa tipo quero ir com meu filho de 12 anos pra morar em Paris, meu filho é apaixonado pela França. Tipo como conseguir ficar por anos ai. Sem problemas com imigração. E tenho curso superior incompleto de administração. E quero dizer seu texto e incrível. PF nos da uma luz.
Qdo le seu texto era como ver meu filho falar sobre a franca. Lembro qdo ele era bem pequeno e viu uma foto do arco do triunfo e ele disse Paris foi incrível. Dai pra frente vi q ele ate hj é apaixonado por páris
Sim James, o programa de au pair serve também para homens, mas precisa ter entre 18 e 26 anos para se increver, é o mesmo processo para ambos os sexos. Sem ter o estudo completo é praticamente impossível você conseguir um emprego e um visto de trabalho para morar na França legalmente caso você não tenha cidadania européia.
Ola!! Vc se importaria de falar o quanto ganhava ?? Obrigada de qualquer forma! Amei o post
Na época era 75€ por semana o normal, e era isso que eu recebia.
Paula, estou pensando em trabalhar como au pair na França em Junho de 2016. Gostaria de receber algumas dicas sobre o programa e como funciona, se você gostou. Estou indo por conta própria, sem agência. Já me cadastrei em um dos sites citados por você e estou iniciando o contato com as famílias… Qualquer ajuda/dica é bem-vinda, rs.
Beijo!
Oi, Paula!
Tenho procurado uma família pra embarcar a partir de julho/agosto de 2016.
Tenho recebido diversas negativas. Pela tua experiência, será pelo tempo longo até minha possibilidade de chegada no país?
E também noto que todos sites de Au Pair são cobrados, caso a gente realmente queira achar uma família, é só pagando…
Enfim, aguardo teus toques!
Naty
Eu mesma recebi muitas negativas, muitas mesmo!No geral, se vc só pode no meio do ano que vem, está muito cedo para procurar família e as famílias que procuram agora querem pra agora sabe? Quem procura algo pro próximo ano só vai postar anúncio no próximo ano…
Fique tranquila que um dia você vai achar família, eu mesma ficava muito triste com as negativas mas depois consegui =)
Oi Paula!
Super obrigada pela sua iniciativa. É de grande ajuda 🙂 Eu sempre quis morar no exterior, mas nunca consegui pagar um intercâmbio.. Me formo na faculdade em julho desse ano e acredito que agora seja o melhor momento para isso. Como você, percebi que au pair é a forma mais viável de ir, mas estou com algumas questões. Pode me ajudar?
1 – Só tenho encontrado cursos caros de francês. por exemplo, para estudar 6 meses a escola cobra 5 mil euros. É esse mesmo o preço? eu consigo encontrar uma escola mais barata?
2 – Gostaria de ir para a frança em setembro (2016) ou em janeiro (2017) com quanto tempo de antecedência vc aconselha que eu comece a procurar uma família?
3 – Quanto tempo dura o processo a partir do momento que encontra uma família até ter tudo certo e poder embarcar?
Muito obrigada desde já!
Beijos
Thais
1 – Não! Na minha época custava uns 750 euros, e foi no começo de 2008, por mais que tenha aumentado, não custa tudo isso! Será que vc não está olhando cursos especiais? Pra ser au pair basta um curso de 10h semanais, que geralmente não custa tudo isso. Em Paris eu estudei numa escola chamada France Langue, dá uma olhada nos cursos lá!
2 – Começa a procurar já! As vezes demora p achar família.
3 – Não tem como saber, pode demorar 2 meses como pode demorar 6 meses ou mais, tudo é relativo! Depende se vc acha logo a família (eu levei algum tempo..) se o correio ajuda na troca de documentos, se vc acha vaga fácil p entrevista do visto, várias coisas…o meu processo levou uns 5-6 meses, mas conheço gente que demorou menos e gente que demorou mais.
Primeiro de tudo: muiiiiito obrigada! Eu adorei o post! É incrível como essas dicas fazem a diferença pra gente que ainda ta aqui desse lado do mar, cheeeeia de dúvidas na cabeça!
Mas ainda tem uma que eu vou agradecer muito se você puder me ajudar! Já até procurei em outros sites e blogs, mas nada.
Eu queria saber se é possível conseguir um outro trabalho e conciliar com o de au pair, nos tempos livres (claro, desde que seja tudo acordado com a família). Por exemplo, se em um ano de contrato a gente tenha o direito a um mês de férias, seria legalmente possível (com o visto de estudante) conseguir uma outra coisa?
Vou aguardar uma resposta e já agradeço!!
:*
Fernanda,
Legalmente é possível, mas existe um máximo de horas trabalhados e você não pode exceder esse máximo.
Boa noite,
Uma duvida sobre a documentação que leva ao consulado (certidão de nascimento, certificados de cursos.. ) todas têm que estar traduzidas, por que no formulário que eu baixei sobre au pair na embaixada não fala de nada traduzido…
Boa tarde,
Uma duvida sobre a documentação que leva ao consulado (certidão de nascimento, certificados de cursos.. ) todas têm que estar traduzidas, por que no formulário que eu baixei sobre au pair na embaixada não fala de nada traduzido…
Karoline
Esse tipo de informação deve ser sempre oficial, acho melhor você entrar em contato com o consulado para saber, boa sorte!
Olá, adorei o seu post, mas tenho algumas dúvidas, pois gostaria de ir como au pair por conta própria mas nn sei por onde começar.. Nn tem outro meio de localizar famílias além dos sites. Pois não estou tendo muitos sucessos por eles.. Neste caso VC recomenda agência ou como devo fazer??
É normal! Leva um tempinho mesmo até conseguir mas eu não acho tão necessário pagar agência, mas se vc puder pagar e preferir, porque não?
Oi Paula, muito obrigada por esse post, foi de grande ajuda. Mas estou com uma dúvida sobre os estudos. Fui Au Pair no Usa e lá você tem uma carga horária minima para cumprir durante o seu ano de Au Pair. Como que funciona na França? Tem a quantidade de horas estudando que você precisa cumprir?
Sim Elidsa, existe a carga horária mínima de estudos e é fundamental para pedir o visto por exemplo
Obrigada por responder, mas você sabe me dizer quantas horas são?
Em 2008 eram 10h pelo menos, mas nao sei se a lei mudou…
Oi Paula muito obrigada por compartilhar essa experiência conosco, você sabe me dizer se tem idade máxima pra ser au pair na frança?ouvi dizer que é até 30 anos.
Na minha época era 26 anos, mas olha em algum site oficial para ver se isso mudou.
Olá boa tarde! Gostei muito do seu post, como você e vários outros brasileiros tem esse sonho e esse amor pela França, eu sou um desses.
Estou atualmente fazendo curso de Francês pelo Aliança Francesa RJ, mas estou com uma dúvida.
Depois que você conseguiu ser au pair, o visto é de 1 ano, como você conseguiu continuar na França? Como conseguiu tirar um visto de residência permanente etc.
Você que pagava a escola aí, suas viagens, seus gastos, com 75€ , ou você podia arrumar um outro trabalho?
Chegando no Nível B2 do curso começarei a procurar Au Pair.
Desde já esperando à resposta.
Andre
Na época que eu fui, podia se au pair por dois anos, no meu caso o que fiz foi que depois do meu primeiro ano, entrei na universidade, e assim continuaria o visto de estudante já que eu estava estudando, e enquanto eu estava na universidade eu poderia renovar o visto.
A escola eu paguei com dinheiro q trouxe do Brasil, o dinheiro eh uma ajuda apenas e serve p pagar telefone, uma baladinha e tals, não da pra viajar e fazer muitas coisas, afinal ser estudante exige alguns sacrifícios mas vale muito a pena.
Quanto a esperar ser B2 eu acho perda de tempo, vc vai aprender muuuuuito mais rápido la, e não precisa ter um nível tao alto pra ser au pair.
Obrigado pelas informações.
Mas se eu for como Au Pair, eu posso depois entrar na Universidade e continuar vivendo na França? E quando acabar a Universidade, eu tenho direito a alguma visto de Residencia ou Procuro um emprego e vou para visto de trabalho? Se poder responder, agradeço. Bjsss, boa noite.
Pelo menos na minha época podia porque au pair não deixa de ter visto de estudante. Mas acho melhor você conferir isso em algum site oficial já que eu fiz a mudança de status em 2009! Sobre o depois da universidade….isso vai ser daqui a muitos anos, espera pra ver as oportunidades que vão pintar pra vc primeiro…
OLá Paula. Eu estudei 5 anos no colegio Francês da Guiana Francesa, e minha familia tentou varias vezes se naturalizar, mas nessa época o governo era rigido. quando fiz 15 anos eu voltei para o Brasil. Hoje tenho 22 anos e gostaria de saber o que faço para tentar morar lá de vez, se eu for será que consigo me naturalizar? tendo em vista que com 5 anos se pode pedir a naturalidade. E se eu morar lá, ainda se pode estudar depois depois dos 22 anos?
Elisa
Sim, vc pode estudar la, sugiro que procure o consulado para ver as formas mais simples para vc…
Muito informativo , Já estou procurando familia , no meu caso tenho visto 2 familias que aprendem portugues , preciso comprovar o basico do frances? sei ingles e espanhol . sou estudante universitario. Já estou procurando family para setembro ou janeiro. Se for obrigatorio o basico do frances ja corro atras.
Wesley
Na minha época era necessário ter francês sim, não sei se mudou mas recomendo que vc procure o consulado para ter uma informação oficial.
Oii!! Estou morando na franca ja a 1 ano, e pensei em fazer au pair pra continuar aqui.. Mas tenho visto de estudante ate dezembro. Entao estou pensando. No seu caso, voce aplicou pra uniersidade aqui. Foi muito dificil? E como voce se sustentava aqui? Outra coisa como e o processo pra aplicar pra universidades, e quando voce comecou? Obrigada
Não foi difícil, é preciso ter o DELF ou equivalente, mas cada universidade pede algo diferente, para aplicar você tem que ir diretamente no site das universidades e ver os prazos de inscrição na parte de estudantes estrangeiros, eu comecei na época de fevereiro/março. Boa sorte!
Boa tarde Paula, gostaria de saber quais são as possibilidades das familias contratarem alguém de 35 anos que fala fluentemente o francês. Obrigada.
Mariana
Teoricamente não dá para ser au pair com essa idade, então a menos que vc tenha visto por outra coisa, não dá p tirar visto.
Oi Paula!
Fiz tudo só também e meu Accord deve voltar da DIRECCTE de Yvelines nos próximos dias.
No entanto, vi que no dia da ida ao Consulado em Brasilia, devo levar um jogo de documentos originais e cópias, mas a familia tem me enviado tudo scaneado por email. O que eu faço? Eles aceitam as impressões ou devo pagar o frete dos documentos originais?
Linda
Se eles falam original, quer dizer realmente o documento original, e não uma “copia”. Sinceramente eu acho que eles nao vao aceitar os documentos scaneados, mas vc pode entrar em contato com o consulado pra ver…
Ahhh! Eu tbm morei em Yvelines =)
Olá Paula, vi que você foi Au Pair durante 1 ano e depois fez matricula em uma universidade na frança, é isso? Como foi o processo? Foi o mesmo visto de estudante de Au Pair? Você precisou voltar para o Brasil ´pra renovar o visto?
Juliana
Eu me candidatei numa universidade francesa em fevereiro mais ou menos, montei um dossiê, mas isso varia de universidade pra universidade e é melhor você ver no site o que cada uma pede. Sobre o visto, não precisa voltar para o Brasil (pelo menos não na minha época) é a mesma categoria visto de estudante, e eles vão pedir pra vc provar que tem onde morar e se sustentar basicamente, além de inscrição na universidade e tals.
Boa sorte!
Oi, Paula! Queria saber, com a licença da pergunta, quanto mais ou menos é necessário levar para fazer o Au Pair por 6 meses e se é fácil conseguir outro emprego lá.
Obrigada pela ajuda! Seu blog foi o mais completo de informações que eu pesquisei 🙂 Beijos
Lorena
Isso depende do quanto você pode levar, eu levei dinheiro que dava pra eu comprar um notebook, pagar o curso, comprar umas coisas e ter uma graninha guardada em caso de uma emergência, já ví gente ter 100 euros guardado, 1000 e mais que isso, depende do quanto você pode levar, eu acho que mais é melhor se vc quiser viajar por exemplo.
Se conseguir outro emprego vc diz durante o tempo de au pair, isso não sei te informar, nunca procurei, no meu tempo livre eu estava estudando ou passeando, boa sorte!
Oi paula , tudo bom ?
Em primeiro lugar obrigada de coração pelo seu blog ele é muito esclarecedor muitas meninas assim como eu ficam perdidas no processo e este espaço aqui tem nos ajudado muito.
Gostaria de saber se na hora que de preencher meu dossiê no campus france ( ou até mesmo na embaixada sei lá) eles pedem algum comprovante de que você tem experiência comprovada em carteira com crianças ? Eu trabalhei como professora porém não foi de carteira assinada tenho apenas alguns contratos, cuidei dos filhos de minha vizinha mas não tenho como comprovar e isso está me deixando preocupada.
Desde já muito obrigada !
Drine
Que bom saber que esse post ajudou! <3
Não precisa comprovar nada, apenas os documentos seus que eles precisam, do resto nada de experiência é obrigatório!
Adorei o post! Muito bem explicado, o melhor que li até o momento! Mas ainda sim tenho algumas dúvidas. Meu sonho sempre foi morar na França e fazer faculdade lá, uma au pair durante sua estadia lá pode fazer faculdade?
Carol
Poder pode, mas precisa ver como será o caso, se vc já tem nível de francês o suficiente pra entrar numa universidade francesa, pode pedir o visto de estudante normal…Estando já na França, tem que ter a permissão (carte de séjour) válida por um mais vários meses qdo vc pede p se inscrever. Tem que ver tb se os horários da aula não chocam com os horários de trabalho
Olá,amei o post,e tbm fiquei muito interessada em saber como foi que você entrou pra faculdade, com detalhes ,acho que seria de grande ajuda um post falando apenas disso. Um grande abraço pra ti ❤️
Paula, não entendi sobre a questão do seguro de saúde. Você pode me explicar melhor? eu tenho que tirar o de estudante ou de viagem? Se o programa de au pair dura 1 ano, tenho que fazer o seguro válido por 1 ano ou só o primeiro mês? Pq eu li que assim que eu chegar quem paga um seguro e despesas médicas é a família.