Hyde Park é um dos oito parques reais de Londres, assim como o Regent’s Park por exemplo. O Hyde Park está entre os maiores parques de Londres e também é o mais famoso, além de ser usado para piqueniques também é comum ser espaço para shows no verão, Madonna, Queen, Rolling Stones, Bon Jovi e outros grandes artistas já fizeram show no Hyde.
Tecnicamente ele é o maior parque de Londres, já que o Richmond Park já não fica dentro de Londres e sim em Richmond que apesar de ser considerado um bairro, é uma cidade da região metropolitana de Londres.
O Hyde Park tem muita coisa para ver, é impossível você ver tudo no parque na primeira visita, aliás, eu que já o visitei muitas vezes ainda me surpreendo com algum canto desconhecido a cada visita.
Não existe uma real separação entre o Hyde Park e o seu vizinho o Kensington Gardens, na teoria existe uma ponte separando os dois mas a gente que visita não consegue perceber onde um termina e o outro começa já que não há qualquer tipo de cerca ou muro separando os dois.
Uma parte que gosto muito é o jardim italiano que é uma área na parte norte do parque com fontes, estátuas de mármore de Carrara, e um roseiral. Num dos cantos do jardim italiano fica o Long Water que é o lago que corta o Hyde Park e se transforma no Serpentine Lake (lago sinuoso) na sua parte mais conhecida.
O Long Water na sua porção perto do jardim italiano é bem mais selvagem, com uma vegetação bem densa nas margens e muitas aves, aliás é bem junto dessa fonte que eu sempre vejo garças e pelicanos quando vou.
A parte mais visitada é a do Serpentine Lake (lago sinuoso) que tem pedalinhos para até seis pessoas e nos dias de sol fica lotado de gente passeando. Existe uma parte do Serpentine lake que é regulamentada para o banho, é uma das piscinas públicas da cidade, chamadas de Lido.
O Serpentine Lido é uma dessas piscinas que fica numa parte separada do resto do lago, é possível tomar banho, tem escada e até uma espécie de borda como se fosse uma piscina normal, tem cadeiras e espreguiçadeiras e tem bares que vendem bebidas e até um restaurante no local para quem quiser passar o dia todo e não queira fazer piquenique, o Serpentine Lido é uma boa opção nessa semana que a temperatura de Londres está batendo recordes de calor!
O Hyde Park assim como alguns outros parques, não começou sendo um parque e sim um terreno de caça para a realeza e só depois de 100 anos da sua criação, em 1637 que o parque se tornou um parque público.
O Hyde Park é ainda local para várias estátuas e memoriais, incluindo a fonte memorial da Princesa Diana e o memorial às vítimas do ataque terrorista que aconteceu em Londres em 2005
A relação dos Londrinos com o Hyde Park é forte, basta ter qualquer raio de sol que o gramado vai ficar lotado de gente, no maior estilo “gente de toda cor e raça de toda fé” unidas com o objetivo de aproveitar o dia ao ar livre e não se espante em ver gente de biquíni ou que tirou a parte de cima do biquíni (mas deita de bruços) é tudo bem normal aqui, ir ao parque num dia de sol funciona mais ou menos como ir para a praia para as pessoas que moram em cidades litorâneas.
Falando em praia, aqui o esquema é piquenique e você pode levar sua comida sem parecer farofeiro, e o Hyde Park é um dos parques em Londres onde é possível fazer churrasco, claro que não o churrascão normal, mas em alguns países da Europa vende uma churrasqueira descartável e você pode improvisar o seu churrasco do domingo no Hyde Park, só não tem música porquê é proibido qualquer tipo de som que mais alto.
Agora no verão tem muitos festivais de música e muitos eventos no Hyde Park, assim como eventos esportivos, aliás no Hyde park além de ser cheio de gente que corre por lá, ainda possui quadras de tênis e um campo de pólo, foi a primeira vez que ví um campo de pólo na vida e aparentemente há sempre jogos de pólo na área.
Ainda sobre eventos, é no Hyde park que acontece o Winter in Wonderland que é o maior mercado de Natal de Londres, e que é um grande sucesso entre os londrinos durante o inverno.
Um dos lugares mais famosos do Hyde Park é o Speaker’s Corner que seria o “recanto do orador” Você certamente já deve ter visto em algum filme ou na tv alguém no parque subir num banquinho e discursar livremente…é exatamente assim que o Speaker’s Corner funciona.
O Speaker’s Corner é um lugar de livre discurso onde você teoricamente pode falar do que quiser, e o banquinho…bem o banquinho vem do fato de que você não estará em solo britânico então não está sob as leis do país e pode falar do que quiser, o que não é bem assim e a polícia pode interver em caso de discurso de ódio ou se alguém usar um linguajar muito pesado e agressivo por exemplo. Para quem quiser ir ao Speaker’s Corner, ele fica no canto superior do parque próximo a Marble Arch.
Como chegar ao Hyde Park :
Por ser um parque enorme e com várias entradas, várias linhas de metrô passam perto do parque, as estações são : Hyde Park Corner (piccadilly line) Marble Arch (central line) Knightsbridge (piccadilly line) Lancaster Gate (central Line) e Queensway.
[quote font=”helvetica” font_size=”14″ font_style=”italic” bgcolor=”#” color=”#” bcolor=”#” arrow=”no”] Outros parques em Londres:
[/quote]
Procurando hotel em Londres?
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.