Pouca gente conhece a Ilha de Maré, quando se pensa em ilha perto de Salvador, as pessoas são unânimes em falar sobre a Ilha de Itaparica que é a maior e mais conhecida ilha da Baía de Todos os Santos.
O que pouca gente sabe é que a Baía de Todos os Santos é a segunda maior baía do mundo, e tem 56 ilhas, mas poucas são exploradas ou mesmo habitadas.
De alguns anos para cá a Ilha dos Frades começou a ser mais conhecida do grande público, mas é a Ilha de Maré que fica mais perto de Salvador e mesmo assim é pouco divulgada.
Fazia algum tempo que eu estava com vontade de conhecer algumas partes de Salvador e arredores que são menos explorados.
Eu já tinha decidido que esse ano não voltaria de Salvador sem conhecer a Ilha de Maré, e depois de ver a foto de meu irmão passeando por lá, deu ainda mais vontade : praias vazias, tranquilidade, e um mar que varia do cristalino ao azul profundo, tudo isso muito perto de Salvador.
Justamente por ser um lugar fora da rota turística, a Ilha de Maré continua um lugar pacato e pouco explorado pelos turistas, sabe aquele lugar onde o tempo parece não passar? Esse lugar é a Ilha de Maré! Areia clara, coqueirais, manguezais e outras árvores misturadas a mata.
Por ser um lugar tranquilo é que não há tantas opções de bares e restaurantes em algumas praias da ilha. Eu fui no feriado da Semana Santa e estava tudo bem tranquilo e alguns bares estavam fechado.
Me recomendaram levar comida mas eu resolvi arriscar e apesar de difícil encontrei um lugar para comer por lá.
Se você for durante a semana, dificilmente vai encontrar algum lugar para comer, muitos lugares fecham e os poucos lugares existentes são bem simples.
Eu consegui almoçar porquê sai perguntando as pessoas onde podia comer uma moqueca, e me indicaram a casa de uma senhora que tinha umas mesas na varanda, e me fez uma moqueca deliciosa que custava metade do que me custaria em Salvador.
Praias na Ilha de Maré
A Ilha de Maré tem diversas praias, Praia Grande é a maior e mais desenvolvida delas, há várias outras praias menores e pouco conhecidas e eu destaco Santana e Botelho, que é a praia que eu fui.
A praia de Botelho mais parece uma pequena vila com umas duas ruas e pequenos bares e restaurantes que funcionam na casa das pessoas, tudo muito simples e rústico. Não há carros na ilha, e não há transporte entre as praias, então é bom se programar antes e saber para qual praia ir.
Eu fui no finalzinho da manhã e voltei de tarde, fui só passear e não cheguei a tomar banho. Para quem vai tomar banho é bom dar uma olhada nos horários da maré porquê com a maré baixa, a praia fica “longe” ou seja, é necessário andar muito até chegar num ponto que a água esteja funda o bastante para tomar banho.
Outra praia extremamente popular na Ilha de Maré é a Praia das Neves, uma praia de águas cristalinas e um pouco mais movimentada que as outras. Digo pouco porquê mesmo sendo mais movimentada, ainda é uma praia quase vazia.
Para quem gosta de praia com muita infra-estrutura, a Ilha de Maré não é o ideal, não há barracas de praia, chuveiro e nem coisa do tipo por lá, só uma faixa de areia e alguns bares/restaurantes bem simples, a maioria são mantidos por famílias de pescadores da ilha.
Se você quiser curtir a praia, leve sua cadeira e guarda-sol e apetrechos para a praia, muita gente também leva caixa térmica com bebida e comida, já que nem sempre as coisas funcionam lá, se você for durante a semana por exemplo, acho ainda mais difícil de achar um lugar para almoçar.
Eu adorei conhecer a Ilha de Maré, apesar da proximidade com Salvador, ela ainda é pouco conhecida. A ilha fica praticamente na frente do Porto de Aratu e a 20 minutos da famosa praia de Inema que é a praia particular dos presidentes do Brasil, e por isso mesmo fechada ao público.
Como chegar na Ilha de Maré
Carros não circulam na ilha, então se você for de carro, precisa estacionar nas imediações da Base Naval e de lá pegar um barco no Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe, que de terminal só tem o nome.
Há vários barquinhos pequenos que fazem a travessia, quando a gente chega na areia o pessoal já pergunta para qual praia de Ilha de Maré você quer ir.
A travessia nos barcos pequenos custa R$ 5 e dura uma média de 20 minutos, e é uma travessia bem tranquila apesar do tamanho dos barcos. Há várias maneiras de se chegar na Base Naval, mas a mais simples é pela BR, pegando a Estrada do Derba.
Confesso que achei que era mais longe e mais complicado de ir, no caminho passei por bairros do subúrbio de Salvador que eu só conhecia de nome, alguns lugares parecia interior e era bem tranquilo.
Minha seleção de hotéis em Salvador separados por bairros
Barra | Centro Histórico | Itapuã | Rio Vermelho |
Ondina | Pituba | Praia do Flamengo | Stella Maris |
Aeroporto | Vitória | Armação | Santo Antônio Além do Carmo |
Não tem como saber, os barcos funcionam na maioria no estilo lotação, e sai quando estiver cheio.
A melhor maneira é pegar um barco na praia de São Tomé de Paripe. Barcos pequenos fazem a travessia todos os dias.
A Ilha de Maré ainda é um lugar bem rústico e com pouquíssima infraestrutura, então ainda é melhor se hospedar em Salvador, e ir lá apenas passar o dia. Caso queira dormir, o único lugar que conheço é Pousada da Galega.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Que liiiindo Paula!!!
Um lugar especial que precisamos apreciar e preservar.
As imagens demonstram a tranquilidade deste lugar que tem uma diversidade cultural e ambiental tremenda.
O post está lindo e obrigada pela menção!
Vaneza
E eu não conhecia ainda, uma vergonha! Eu voltei encantada de lá…
Pra mim é uma vergonha ter passado a vida quase toda em Salvador e nunca ter ido lá… Mas um dia eu vou! Pelas fotos vale a pena!
Eu nuuunca tinha ouvido falar!
Adoro praia sem infraestrutura como vc disse. Queria passar 1 mês na Bahia… e talvez seja pouco! rs
Bjs
Destinos & Afins…
http://www.destinoseafins.com
Excelente trabalho,Paula!
Gostaria de conversar mais com você a respeito.
Grande abraço,
Eraldo Bispo
Eraldo
Muito obrigada! Pode me enviar um email no [email protected]
Ola, obrigado gostei muito do teu post, estou avaliando mudar para ilha da mare e foi de muita utilidade.
Muito boa as informaçoes. Eu não conheço e pretendo ir nesta semana. Será que a maré vai está para peixe?
Provavelmente sim, essa é uma boa época para visitar!
Como faz pra pra voltar da Ilha pra Salvador?
Tem muito tempo que você veio na ilha muita coisa que falou é verdade não tem infraestrutura de pousadas, mais tem pousadas simples, bares pequenos que você acha comidas deliciosas mais tudo rústico tem, sim no verão principalmente
Para você conhecer melhor a ilha tem que pernoitar
Agora estamos começando com o turismo étnico onde se agendado temos guias e local muito bom para dormir
A ilha só está precisando de políticos públicos para ter uma melhor infraestrutura
Marcele, há barcos que fazem a travessia do Terminal Marítimo São Thomé de Paripe, em Salvador, para a praia das Neves. Esses mesmos barcos retornam com as pessoas. O limite de horário para retorno é 16h, se não me engano. O valor para fazer a travessia nos barcos é baratinho. Há alguns anos atrás paguei 7 reais para ir e 7 reais para voltar. Deve ter aumentado, mas não muito. Vale a pena o passeio.