Uma das minhas razões de ir a Croácia no ano passado era conhecer os Lagos Plitvice, que é a principal atração turística do país junto com as praias. Eu tinha visto umas imagens lindas dos Lagos Plitvice, e fiquei encantada com o tom de azul da água.
Onde ficam os Lagos Plitivice
Os Lagos Plitvice ficam num parque nacional mais ou menos na metade do caminho entre Zagreb e Zadar. É possível visitar os Lagos Plitivice saindo tanto da capital Zagreb (como eu fiz) como saindo de Zadar e ainda de Rijeka.
Lagos Plitvice
São 16 lagos de águas cristalinas que variam num tom de verde a azul, e várias cachoeiras no caminho, a gente vai andando por dentro do parque nacional que tem mais de 300 quilômetros quadrados e desde 1979 entrou na lista da Unesco como patrimônio da Humanidade.
Os 16 lagos na verdade parecem uma coisa só, e você vai ter uma certa dificuldade de perceber que são lagos diferentes.
São vários percursos diferentes dentro dos Lagos Plitvice, e cada trilha tem uma média de duração e você pode escolher de acordo com a distância e duração, é tudo bem sinalizado e não tem muito como se perder lá dentro se você seguir as indicações.
O percurso mais curto dura 2-3 horas e o mais longo 6-8 horas, eu escolhi o H que normalmente dura entre 4 a 6 horas e tem 9k de extensão. Eu fiz todo o percurso H em 4 horas, mesmo sendo na alta temporada (o parque estava cheio!) tirando fotos, parando para comer e tudo.
Os Lagos Plitvice não é dos passeios mais fáceis, não que você precise ser um atleta para fazer esse passeio, mas é mais ou menos como uma trilha com subidas e descidas por um caminho assim com uma ponte de madeira durante boa parte do percurso.
Eu disse que escolhi o caminho H não é? Apesar dele ser um dos mais longos, o percurso começa de cima para baixo (na entrada 2) e isso facilita muito porquê eu passei uma parte do percurso descendo, enquanto muita gente estava subindo, o que pode ser mais difícil num dia quente.
São várias cachoeiras, algumas bem fininhas e pequenas, outras bem maiores que chegam a ter 70m de altura. A gente passa bem perto de algumas, tem também uma “caverna horizontal” com uma cachoeira e nos lagos inferiores tem uma infinidade de peixes, tanto peixes pequeninhos como peixes bem grandes, no lago maior onde a gente pega o barco.
O lugar é absolutamente lindo, parece clichê, mas é bem difícil dar um passo sem querer tirar foto, com tons que variam do turquesa a um verde cristalino. Apesar de lindos, é proibido tomar banho nos lagos, e os turistas devem sempre obedecer a sinalização, eu sei que as vezes dá vontade de sair da ponte de madeira pra conseguir uma foto mais legal, mas é perigoso porquê alguns lugares tem barrancos escorregadios, então siga sempre a sinalização e não saia de cima da trilha de madeira.
Um dos meus pontos favoritos foram os mirantes, já no final da trilha a gente sobe e é do alto que a gente tem uma das vistas mais espetaculares dos Lagos Plitvice, e dá para ver vários lagos ao mesmo tempo, além das cachoeiras.
Onde comer nos Lagos Plitvice :
Logo depois do barco, a gente chega numa área com alguns restaurantes. Eu tinha levado sanduíches e água na mochila porquê não sabia o quanto ia andar até encontrar essa área com os restaurantes, e é o que aconselho também a vocês fazerem, levem pelo menos um sanduíche e água porquê a depender do caminho escolhido, vai demorar um tempinho até chegar a essa parte.
Acho que restaurante não é o termo correto, o que tem no local são cafeterias, vendem sanduíche e algumas refeições mais simples tipo hambúrguer, frango com fritas e coisa do tipo, em agosto a fila tava bem grande, mas até que foi tranquilo.
Lagos Plitvice na prática:
Eu fui pra lá saindo de Zagreb, fiz um bate e voltai de manhã, passei o dia lá e retornei no final da tarde. Eu comprei o bilhete na véspera, e mesmo sendo verão e a alta temporada, foi relativamente fácil de comprar porquê há várias empresas que fazem o percurso, e se você preferir, há agências de turismo que fazem o transfer.
Existe também a possibilidade de comprar online no site da rodoviária de Zagreb. O bilhete custa entre 55 kunas (no inverno) a 180 kunas na altíssima temporada (julho e agosto)
Melhor época para visitar os Lagos Plitvice :
Eu fui no auge da alta temporada, em pleno mês de agosto quando é verão na Europa. É o mês mais cheio, e também o mais caro, mas ainda assim achei ok, se eu pudesse escolher, talvez fosse um pouco mais cedo, tipo em maio ou junho ou já no final do verão e começo do outono, em setembro.
Acho que no inverno não é tão legal assim, porquê pode estar bem frio, e é um parque portanto uma área aberta e passar frio durante várias horas pode ser difícil.
É bem importante usar roupas e sapatos apropriados para esse tipo de passeio, não achei que sapato de trilha seja necessário, mas um bom tênis confortável é fundamental. Mesmo eu indo em agosto, peguei um dia mais friozinho e estava de mangas compridas, e no final da tarde esfriou enquanto eu esperava o ônibus de volta, então um casaquinho dentro da bolsa nunca faz mal.
Ingressos e pacotes
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Post ótimo para os meus planos do momento!
Sempre lindo! Obrigada pela visita 😉
Oi Paula,
Primeiramente parabéns pelo seu blog, que é ótimo 🙂
Você sentiu algum tipo de racismo na Croácia? Estou pensando em viajar para la, também sou negra e vou sozinha.
Kelly
Kelly
Obrigada =) olha, a Croácia foi bem tranquilo, tirando um ou dois olhares em Zagreb, mas do resto foi muito tranquilo e nos lagos Plitivice só tinha turista e foi anda mais tranquilo, vá e aproveite! =)
Olá! Chego em Zagreb as 13h. Vc acha que daria de tempo de ainda ir para os Lagos?
Obrigada e parabens pelo blog.
Giovana
Não! Os Lagos Plitvice geralmente precisam de tempo, porquê é um pouquinho longe e eu sugiro que vc vá de manhã.
Olá Kelly!
Uma dúvida sobre o ônibus, vc sabe se ele passa pelas 2 entradas do Parque?
Estou vendo se é melhor ficar 1 noite lá, mas acho q só faria sentido se o ônibus passasse perto do hotel…
Será q tem algum local para guardar mala de viagem lá no Parque?
Obrigada!!
Vanessa
Sobre guardar a mala eu não sei informar exatamente, mas o ônibus passa sim nas duas entradas do parque.
Olá Paula!
É possível comprar antecipadamente em Zagreb o bilhete de volta (Lagos/Zagreb)? Se a compra for online há necessidade de validação do bilhete? Neste caso, onde se valida o bilhete de volta? No próprio parque?
Fabiano
Sim, eu comprei um dia antes ida e volta. Até onde sei, online só por agências de turismo. A validação é na verdade vc mostrar sua passagem ao motorista de ônibus.
Ola Paula. Vou para Slovenia e Croacia em fevereiro. Vou sair de Veneza em onibus rumo a Ljubliana e Depois Zagreb… tufo de onibus. Estou preocupada com o frio e neve. É mais frio que Berlim ou se assemelha? Js
Berenice
Eu não sei pois só estive lá no verão, recomendo que olhe um pouco a média de temperatura na Croácia e a média de dias de neve em fevereiro em sites de previsão do tempo