Recentemente durante as férias do mês de agosto, voltei a Toulouse e dediquei dois dias a visitar a cidade, apesar de conhecer bastante a cidade eu não costumo visitar museus e fazer passeios turísticos em Toulouse mas dessa vez eu fui fazer passeio de barco e até conheci alguns museus.
Tudo começou quando minha sogra comentou que tinha ido ao Museu de História Natural de Toulouse, e eu que adoro o Museu de História Natural de Londres, fiquei toda empolgada para conhecer o de Toulouse que segundo ela, não era tão grande mas que ainda assim valia a pena ir.
Por sorte o organismo de turismo de Toulouse me ofereceu um passe turístico da cidade e como esse era um dos museus incluso no passe, eu resolvi aproveitar para conhece-lo.
Logo na entrada você se depara com um elefante e um esqueleto de pterossauro, impossível não lembrar do esqueleto de dinossauro logo na entrada do museu de Londres. O museu mistura animais, sistema solar, rochas e plantas e possui mais de dois milhões e meio de peças na sua coleção.
Tudo começou em 1796 quando um naturalista decidiu instalar as coleções da universidade na área, criando o jardim botânico e as coleções que eram exclusivas para a consulta dos estudantes, e só em 1865 que ele abre para o público e vai tomando as formas que conhecemos hoje com animais e uma parte exterior com exposição de plantas.
Uma das exposições temporárias era a Girafawaland onde imaginação e verdade se misturavam no mesmo pátio. A exposição conta sobre a vida em Girafawaland um país da África Ocidental onde pesquisadores britânicos descobriram um povo que vivia em total harmonia com a natureza e cercados de girafas.
Você passa por uma ala com várias estátuas de girafa e chega no pátio com muitos documentos, fotos e relatos dos descobridores além de vídeos, uma mistura de fantasia com realidade. A exposição é temporária e fica no museu até agosto de 2016.
No térreo a gente começa a ver alguns animais empalhados e vários esqueletos de animais, eles explicam sobre taxonomia e classificação dos animais, o que difere um animal do outro e como cada espécie está organizada.
Ainda no térreo tem uma ala sobre a atividade tectônica com vídeos e explicações sobre a deriva continental, formação de montanhas e sobre como acontece os terremotos, o museu é bem interativo e nessa parte do terremoto é possível você experimentar a sensação de um terremoto!
Há um simulador onde você pisa e ele fala um pouco sobre terremoto e começa a tremer, as crianças que estavam lá saíram encantadas com o simulador.
A exposição dos animais foi outra coisa que achei bem interessante por haver muitos animais de fora da Europa, haviam animais de regiões tropicais e mesmo animais da Austrália e de países bem distantes, a maioria dos animais estão empalhados então dá pra ver realmente como é o animal, não é estátuas não.
Lógico que comparando com o de Londres, o museu de Toulouse é bem menor mas achei uma boa opção de passeio na cidade, principalmente para quem procura passeio para crianças em Toulouse.
Confesso que a parte de Paleontologia e Geologia não foram as minhas favoritas, há toda uma ala explicando sobre os fósseis, formação dos fósseis e alguns vídeos com explicações sobre a formação das rochas e as camadas da terra etc…
Também na entrada fica um restaurante chamado Moaï que tem pratos deliciosos e uma varanda com mesas onde dá para almoçar com vista para o Jardim Botânico, eu fui almoçar lá e quando ví o estilo do restaurante cafeteria bandejão eu esperava uma comida bem mais ou menos mas me surpreendi com a qualidade dos pratos, comi uma das melhores comidas marroquinas nesse restaurante.
Como o museu fica dentro do Jardin des Plantes que é o jardim botânico de Toulouse, ele tem uma parte dedicada aos vegetais com várias plantas e flores, inclusive algumas estufas com plantas de outros lugares do mundo, na seção de plantas tropicais eu pude ver algumas das plantas que minha mãe e avó costumavam ter em casa.
Uma das estufas eram exclusiva para pantas carnívoras e apesar de saber que plantas carnívoras apenas comem pequenos insetos, foi engraçado e um pouco assustador entrar numa estufa repleta de plantas carnívoras, principalmente porquê algumas delas eram enormes!
Informações práticas sobre o Museu de História Natural de Toulouse
Horário de funcionamento : De terça a domingo, das 10h as 18h.
Como chegar : De metrô, as estações mais próximas são Carmes e Palais de Justice, ambas na linha B. De ônibus as melhores opções são a linha 1 e 2 e descer na estação Jardin Royal.
Ingresso : 7€ e gratuito para crianças menores de 6 anos.
Outros posts sobre Toulouse
- O que fazer em Toulouse
- Passeio de barco em Toulouse
- Jardim japonês em Toulouse
- Passeios bate e volta saindo de Toulouse
- Como ir do aeroporto de Toulouse ao centro
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Interessante esse museu! Eu geralmente não curto museu de arte só de quadros e tal, mas gosto de museu em geral e sempre procuro outro tipo para visitar!
ADOREIIII!!! Sempre que podemos, exploramos todos os museus locais! 🙂
Mandou bem na dica.
Estive em Toulouse há muito tempo, mas não fui – não lembro – nesse museu. Boa dica! As fotos estão lindas! Parabéns! beijos
Paula, eu adoro museus, principalmente os interativos. Achei o máximo poder “sentir” um terremoto. Gostei também da dica do restaurante. Obrigada!!! 😉
Gente, que demais esse museu!
Eu confesso que tenho medo de museu desse tipo, porque tenho medo das coisas ganharem vida ahaha
Mas eu gosto muito de museus interativos, então amei essa dica!
Nossa, que lindinho esse Museu! Adoro Museu de História Natural, deu vontade de visitar esse de Toulouse!! Beijos, obrigada pela dica 🙂