De todas as atrações de Turim, a que eu mais queria visitar com certeza era o Museu Egípcio, ele é o segundo maior museu do mundo dedicado ao Egito Antigo, só perde para o museu do Cairo.
O Egito Antigo é algo que sou apaixonada, e não tive a oportunidade de ir a esse museu na minha primeira vez em Turim, então coloquei a visita como prioridade nessa minha última ida, e reservei algumas horas apenas para o Museu Egípcio de Turim.
A visita começa pelo subsolo, onde é contada a história do museu e de como os artigos chegaram até Turim, tem toda uma parte falando de Champollion que foi o maior egiptólogo que já existiu, ele que conseguiu decifrar os hieróglifos com a ajuda da Pedra de Rosetta.
Ainda no subsolo a gente encontra alguns papiros que são considerados os mais importantes do mundo, mas infelizmente a maioria já chegou ao museu em um estado bem avançado de degradação, e alguns são indecifráveis justamente por faltar muitos pedaços.
A Capela de Maia foi uma das grandes obras que encontrei no museu, que é uma capela funerária com o seu interior relativamente bem conservado (levando em consideração a idade da peça) dentro da capela os desenhos mostram os rituais funerários do Antigo Egito.
Já contei que achei todos os prédios dos museus que visitei bonitos né? E o Museu Egípcio de Turim não é exceção, o prédio fica numa antigo palácio barroco. O museu é dividido em quatro andares, um subsolo que é onde compramos os bilhetes e começamos a visita, o térreo e mais dois andares, o museu segue uma ordem cronológica, assim eu recomendo que você faça o percurso indicado no museu.
Em Londres, sempre que eu posso eu visito o British Museum que é um dos museus com o maior número de peças do Egito, visitei também o Neues em Berlim mas ainda faltava visitar esse aqui em Turim. São vários andares e eu reservei várias horas para visitar o museu, vale a pena dedicar um tempo a ele. Eu gosto de museus, e queria visitar vários museus em Turim, mas se eu tivesse que escolher apenas um para visitar, sem dúvidas seria esse.
Historicamente, Turim e o Egito começaram a ter uma ligação mais forte desde o século XVII, quando coleções de objetos egípcios começaram a chegar a cidade. A chegada de objetos egípcios teve seu ápice quando Bernardino Drovetti, um piemontês que trabalha à serviço da França como cônsul no Egito, nesse período mais de 8 mil peças chegaram a Turim
O Museu Egípcio de Turim foi fundado em 1824 quando o rei Carlo Felice comprou essa coleção e decidiu abrir o museu, que hoje possui mais de 30 mil peças incluindo templos, sarcófagos, múmias, papiros, e muitos objetos que datam de diferentes eras egípcias.
Essas múmias chamaram muito minha atenção, são múmias de três irmãs que provavelmente viveram na época da 25ª dinastia (século VII A.C.) e foram encontradas com várias outras informações das irmãs no próprio sarcófago.
Eram filhas de um chefe sacerdote do templo de Amom, e de acordo com os últimos exames elas morreram bem jovens e com poucos dias de intervalo, o que acredita-se ter sido causado por alguma intoxicação alimentar ou vírus, para mim é um dos sarcófagos mais detalhados do museu.
A gente sabe da forte ligação dos egípcios com gatos não é? O que muita gente não imagina que não se fazia múmias apenas de pessoas, mas também de animais! Tanto no British quanto no Museu Egípcio de Turim eu ví várias múmias de animais, claro que os gatos eram os principais, mas haviam também aves de rapina e até mesmo animais maiores como um bezerro.
Além dos quatro andares de exibição, o Museu Egípcio de Turim tem ainda várias exibições temporárias e diferente da maioria dos museus, não precisa pagar a mais para ter acesso a exposição temporária.
Turim é uma cidade onde os museus não são lotados, mas achei esse bem cheio (nada igual a um British ou Louvre por exemplo) mas bem mais cheio que outros museus da cidade que eu visitei.
Não deixe de ir ao mezzanino que fica no último andar, lá em cima a gente encontra várias peças que foram encontradas em várias escavações, muita cerâmica, objetos de culto e peças que nos contam um pouco como era a vida no Egito Antigo.
Essa parte com centenas de vasos de cerâmica me lembrou um pouco o Museu Petrie, tomadas as devidas proporções é claro! Quando a gente vai a um museu egípcio ou arqueológico em geral, a gente pensa que vai encontrar só esculturas grandes e outras coisas imponentes, mas a verdade é que nas escavações, pelo menos uns 90% das peças são assim, pequenas e nem sempre estão completas.
Informações práticas sobre o Museu Egípcio de Turim
Horário de funcionamento : De terça aos domingos, das 9 as 18:30. Segunda das 9 as 14h, o Museu Egípcio de Turim é um dos poucos museus da cidade que abrem às segundas.
Preço : 13€ com direito a audioguia. É possível fazer reserva de bilhete e horário, eu não achei necessário quando fui (fevereiro) mas talvez seja melhor para quem vai em meses de maior afluência (julho e agosto) o bilhete comprado antecipadamente custa 15€.
Como chegar : A estação de metrô mais próxima é a Porta Nuova, mas se você estiver hospedado no centro histórico, dá para ir a pé sem maiores problemas.
O museu, além de uma lojinha possui uma chapelaria e uma cafeteria com doces, sanduíches e pratos leves, dá para fazer uma pausa para comer e voltar para visitar o museu.
Mapa do Museu Egípcio de Turim :
Outros posts sobre Turim :
- Museu de arte oriental de Turim
- O que fazer em Turim
- Palácio de Caça de Stupinigi
- 10 Motivos para visitar Turim
- Palazzo Madama
- Eataly : Compras gastronômicas em Turim
- Como ir do aeroporto de Turim ao centro
Eu recebi o Torino Card para visitar o museu, mas as impressões são minhas e imparciais.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Waowww Paulette… Adorei.. é a parte que mais amo no Louvre, então certeza que eu iria pirar nesse museu egípcio de Turin.. As fotos estão lindas e me transportaram para ele… =)
Adoro museus com obras antigas egipcio, uma boa dica para a proxíma viagem a Italia.
Eu AMO museus… costumo ficar um dia inteiro neles, perdida entre obras de arte, passado e presente. Com certeza ia ficar doida de felicidade no Museu Egípcio de Turim!
Gostei muito do que li, de saber o que poderei encontrar lá. Alias, gosto muito desse tipo de texto, que me dá uma prévia do lugar, com elementos suficientes para que eu possa fazer uma análise se tal lugar me apetece ou não visitar. Parabéns por isso! bj
Adoramos museus e a cultura Egípcia, o Met em NY também tem um acervo muito rico.
Adorei o post! Sou fascinada pelo Egito Antigo, acho que iria amar esse museu. Achei super interessante ter múmias de animais tb, nem sabia que faziam isso. Parabéns!
Nossa, eu não sabia que Turim possuía o segundo maior museu egípcio do mundo! Uau… sou fascinada pelas civilizações antigas. Seu post está muito completo, parabéns! Dica anotada, com certeza irei se passar por Turim. 🙂
Eu sou apaixonada pela cultura antiga e a Egipcia não é exceção. Tanto é que teve ano que virei de preto e as pessoas me perguntaram se eu era louca. Eu explicava que era em homenagem aos egipcios, cuja cor preto quer dizer renovação. 🙂
Por isso, considerando toda a sua descrição, tenho certeza de que iria adorar o museu!!! hahaha E, também piro no British Museum com a seção do Egito. kkkkk
Arrasou no post, Paula! Super explicativo e me deixou morrendo de vontade de conhecer. Adorei!!! 🙂
Fascinante. Eu que amo história antiga então, nem se fala
Fiquei realmente impressionado com o Museu Egípcio de Turim, seu relato completo e detalhado me deixou com muita vontade de conhecer este pedacinho da história do mundo, parabéns pelo lindo post.
Desde quando li sobre esse museu no seu post de Turim, tive a impressão que será o lugar que mais vou amar na cidade. E Acho que esse post só veio confirmar isso! Que lugar incrível, que coleção de peças! Sou fanática por essa civilização incrível e tão desenvolvida, vou ficar encantada em conhecer!
Como vc e as outras pessoas que comentaram também sou apaixonada pela cultura egípcia, amei o post!