O que Fazer em Bratislava e o que Visitar

castelo de bratislava

Bratislava entrou no meu caminho por causa de uma promoção de passagem. Aproveitei a viagem para conhecer Viena que fica do ladinho e combinei uma viagem entre a Eslováquia e a Áustria.

Cheguei em Bratislava numa segunda feira a tarde, depois de fazer check-in no hotel fomos dar uma volta pelo centro da cidade, paramos no centro turístico e pedimos algumas informações e o rapaz super simpático nos mostrou os poucos pontos a visitar. 

Antes mesmo de chegar no hotel a sensação de déjà vu me perseguia, não parecia que eu estava visitando uma cidade nova e sim voltando a algo que eu já conhecia e isso se explica :

Eu já conhecia Praga e Budapeste e de modo muito geral esses três países são parecidos. A mesma velha estação, os mesmos blocos de prédio no estilo soviético nos bairros residenciais, os mesmos bondes elétricos que datam da época soviética e aquela sensação de que o país já teve uma época de riqueza mas que hoje só resta as lembranças dessas época. 

O que fazer e visitar em Bratislava, capital da Eslováquia

o que fazer em bratislava

Centro histórico de Bratislava

Bratislava é uma cidade pequena, e nem parece muito que é uma capital e sim uma cidade do interior, tanto que a maioria das pessoas não costumam passar mais que dois dias na cidade, na verdade muita gente sai de Viena e vai para Bratislava para passar apenas o dia, já que apenas 80 km separam as duas capitais.

estátua bratislava

Estátuas engraçadas

Uma das principais atrações de Bratislava são as estátuas um tanto diferente. Essa é certamente a mais famosa de Bratislava, um trabalhador saindo de um bueiro.

Bratislava é uma cidade com algumas estátuas inusitadas, tem também de um papparazzi, uma do Napoleão…e elas ficam em lugares não tão óbvios, e a cada vez que você encontra com uma é uma surpresa.

foto : Shutterstock por emperorcosar

Rua de São Miguel

Rua e portão de São Miguel ao fundo, acho que essa é a rua mais movimentada e mais turística de Bratislava. A torre e a porta é a única parte que restou da antiga fortificação da época medieval.

Essa rua é cheia de restaurantes e lojinhas, você provavelmente vai passar por lá muitas vezes enquanto estiver em Bratislava.

Palácio Presidencial

No Palácio presidencial, há guardas com roupas especiais dia e noite que guardam o palácio, inclusive há uma pequena troca de guarda.

A troca de guarda não é assim como a troca de guarda no Palácio de Buckingham, mas se você estiver passando por lá na hora, vale a pena parar alguns minutinhos para ver.

castelo de bratislava

Castelo de Bratislava

Em quase todos os guias de o que fazer em Bratislava, ele é a atração principal. O castelo de Bratislava é no entanto, muito mais interessante por fora que por dentro.

castelo bratislava

Resta pouca coisa da época gloriosa dele, algumas armaduras, alguns móveis, mas não espere nada muito suntuoso. A melhor parte do castelo na minha opinião é a vista que ele tem.

No centro histórico, alguns paralelepípedos tem uma imagem de coroa, é uma espécie de caminho oficial para o castelo de Bratislava, se você seguir chega até ele. Vou falar do castelo num outro post.

restaurante ufo


Restaurante UFO, esse restaurante em forma de nave espacial também é um dos pontos turísticos de Bratislava, de cima dá para ver toda a cidade.

Há um elevador que custa 6,50€ e dá para subir, caso você tenha reserva no restaurante você não paga para subir.

A gente queria jantar lá, procurei na internet para saber qual tipo de comida e a faixa de preço e não encontrei nenhuma informação, desisti e terminei jantando no centro histórico mesmo.

igreja azul bratislava

Igreja Azul

Já saindo do centro histórico de Bratislava fica uma igreja dedicada a Santa Isabel, mas muito mais conhecida pelo nome de igreja azul, por razões óbvias.

Ela é uma mistura de design românico, barroco e oriental em suas ricas molduras de estuque, pintadas de branco e azul pálido e cobertas com azulejos azuis vidrados.

Passeios fora de Bratislava

castelo bojnice
foto : Shutterstock por Miroslava Durcatova

Castelo de Bojnice

Esse parece mais um castelo de contos de fadas! As pessoas passam só um dia em Bratislava e perdem a oportunidade de conhecer um lugar incrível como esse.

Esse castelo foi inspiração para várias histórias, e apareceu em vários filmes. A melhor maneira de ir é comprando um passeio para o Castelo de Bojnice, assim você fica mais tranquilo. Se preferir pode também ir de trem.

Trencin

O castelo pode ser um pouco menos impressionante, mas vale a pena conhecer Trencin se você tiver vários dias em Bratislava. A cidade em si é pequena, mas ela possui um castelo no alto de um rochedo.

foto : Shutterstock por CCat82

Comida eslovaca

Esse é um dos pratos típicos da Eslováquia, o  Bryndzove halusky. Ele é próximo do nhoque, uma massa feita de batata e farinha (como o nhoque) com bacon e o tradicional queijo de ovelha eslovaco derretido, eu provei e aprovei.

Onde ficar em Bratislava

Eu sei que muita gente passa apenas o dia em Bratislava. Eu fiquei muito mais dias que a maioria das pessoas, mas recomendo ficar sim dois dias na cidade. Para ver tudo com mais calma e aproveitar melhor.

A boa notícia é que hospedagem em Bratislava é mais barata que em Viena por exemplo. Eu fiquei hospedada no Park Inn by Radisson Danúbio e recomendo muito por ele fica super no centro. Bem mais barato que um equivalente em outras cidades na Europa.

Booking.com

tram bratislava

Quanto tempo ficar em Bratislava

Muita gente vai a Bratislava apenas para passar o dia. Como a cidade fica bem perto de Viena, as pessoas costumam ir de Viena para Bratislava para passar o dia, retornando a noite para a capital austríaca.

Eu gostei muito da cidade, tem um jeito de cidade pequena do interior que me agradou muito. A cidade é compacta e dá pra fazer quase tudo a pé, dois dias dá pra visitar quase tudo, mas também é possível visitar fazendo day trip em uma manhã e uma tarde.

Eu acho que dois dias é o tempo ideal para conhecer Bratislava. Em dois dias dá para visitar as coisas calmamente, e curtir um pouco mais a cidade. Se você tiver mais tempo, pode também sair mais do básico e conhecer outros museus e outros lugares menos turísticos da cidade.

bratislava cidade

Como chegar em Bratislava

A maioria das pessoas chegam em Bratislava saindo de Viena, numa viagem de apenas um dia. A verdade é que tem como chegar em Bratislava por várias outras cidades da região, principalmente da Polônia, Hungria e República Tcheca.

Trem

Outra maneira muito fácil de chegar em Bratislava é pelos países vizinhos de trem, Bratislava tem trens para Belgrado, Brno, Praga, Cracóvia, Varsóvia, Budapeste, Dresden, Berlim, Zurique e mesmo trens para Croácia (durante o verão apenas)

Avião

O aeroporto de Bratislava não é dos maiores, mas tem voos saindo das principais cidades europeias. Tem inclusive muitos voos com companhias aéreas low cost como a Ryanair e a WizzAir.

trem na romênia

Outros destinos além de Bratislava

Na mesma viagem que fiz para Bratislava, eu fiz um passeio bate e volta para Trencin, uma outra cidade eslovaca com um castelo. Dá também para combinar com outras cidades eslovacas.

Uma opção é casar Bratislava com Kosice, a segunda maior cidade da Eslováquia, e que fica bem numa região entre Cracóvia, Lviv, Budapeste e até Cluj-Napoca já na Romênia.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

8 COMENTÁRIOS

  1. Eu morro de vontade de conhecer a Bratislava! Cheguei a visitar o interior da Eslováquia, mas nunca fui à capital. O pior é que o seu post só aguçou mais essa minha curiosidade, já que sou apaixonada por Budapeste e Praga. 🙂

  2. Deixei um dia reservado para conhecer Bratislava, mas choveu e eu desisti do passeio. Lendo esse texto já coloquei na lista para conhecer. Que graça a cidade! Linda a Igreja Azul e fiquei morrendo de vontade de comer o Bryndzove halusky, pois amo nhoque. Se é parecido deve ser muito bom.

  3. Muito muito bom! Conhecer Bratislava está nos planos e a gente precisa de todaaaas essas dicas pra que a viagem seja perfeita! Encaixou direitinho no meu roteiro. Obrigada!

  4. Aproveitei para conhecer Bratislava quando morei em Budapeste. É uma cidadezinha bacana, sendo válida uma visita rápida. Mas Budapeste é muito melhor, concorda? rs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.