Há muito o que fazer em Lisboa! A cidade é injustamente tida muitas vezes como apenas uma facilidade para ingressar na Europa é, sem dúvida, um dos destinos mais encantadores da Europa.
Visitada por milhões de turistas todos os anos, não é nada difícil se perder em meio a suas ladeiras íngremes de paralelepípedo recheadas de beleza, história e um inconfundível aroma de vinho.
A cidade resguarda boa parte da nossa própria história. Caminhar pelos bairros de Lisboa traz à tona fatos históricos que deram origem ao nosso país.
O dinheiro que circula no país é o Euro. Porém, o custo de vida em Lisboa é um pouco mais baixo do que em outras capitais. Por isso, é possível fazer boas refeições e passeios com uma quantidade de dinheiro que não seria suficiente em países como a França, Inglaterra e Alemanha, por exemplo.
No post de hoje, nós separamos uma série de pontos turísticos e passeios que você não pode perder ao viajar para Portugal. Embarque nas ruas encantadoras e cheias de história para conhecer mais sobre o país!
O que fazer em Lisboa e o que visitar
Castelo de São Jorge
O Castelo de São Jorge é um dos pontos turísticos mais famosos de Portugal. As primeiras muralhas que serviram de base para o castelo foram construídas, segundo registros, no século I A.C.!
O castelo já foi usado para proteger o tesouro que pertenceu à família real, e hoje é um dos pontos mais altos de Lisboa, sendo que a torre mais alta chega a 100 metros de altura!
Porém, o castelo só foi erguido de fato em meados do século XI. De cima das torres, você poderá ter um visão privilegiada da cidade. Mas é preciso estar com pique para fazer todo o percurso! São 11 torres no total, mas cada uma vale o esforço.
Ao longo do percurso, você encontrará alguns mirantes e um sítio arqueológico. Por isso, planeje bem o passeio, porque você poderá passar algumas horas por lá!
Terreiro Do Paço
Independente de qual atração turística você vai visitar, dificilmente não passará pela Praça do Comércio, antigamente chamada Terreiro do Paço.
E o lugar realmente merece uma atenção especial. Além da sua arquitetura de tirar o fôlego, de um lado da praça fica o Rio Tejo (já é uma oportunidade para você conhecê-lo, caso ainda não tenha ido), e no lado oposto, o Arco da Augusta.
Ao redor da praça, há alguns edifícios históricos que já serviram de residência para o Rei Dom Manuel I. Porém, esse cenário mudou no dia primeiro de novembro de 1755, quando um terremoto de proporções avassaladoras destruiu praticamente a cidade de Lisboa inteira, chegando até parte do litoral do Algarve.
Um passeio durante a tarde vai valer o seu dia. Os prédios, as esculturas, o aroma do Mediterrâneo e a vista para o Rio Tejo valem cada segundo. E, por fim, suba no Arco da Augusta para aproveitar a vista e tirar algumas fotos!
Por fim, se você ficar de frente para o arco, caminhe para a sua direita e experiente um café no Martinho da Arcada. Esse restaurante já foi o lugar preferido de José Saramago e Fernando Pessoa, por isso, vale a pena conhecer o ambiente!
Faça Um Passeio Nos Elétricos
Os elétricos de Lisboa são bem parecidos com os bondinhos que circulavam antigamente no Brasil. Porém, esse meio de transporte ainda é muito utilizado em Lisboa, e vale a pena passear um pouco neles!
Parecem trenzinhos circulando a cidade. Experimente pegar a linha 28, pois ela corta todo o centro de Lisboa, e assim você poderá conhecer alguns dos pontos turísticos mais visitados.
O único problema é que todo mundo parece ter a mesma ideia sempre. É difícil achar um dia em que eles não estejam lotados, seja por turistas ou pelos próprios lisboetas cumprindo suas rotinas no dia a dia.
Por isso, tente pegar a linha em um horário mais vazio, para que possa aproveitar melhor o seu passeio!
Fundação José Saramago
Se você gosta de ler, esse é um passeio que vale a pena não perder. Autor de Ensaio Sobre a Cegueira e muitos outros volumes de sucesso, José Saramago foi homenageado com uma fundação em Lisboa.
A Fundação José Saramago fica localizada na Rua dos Bacalhoeiros, e foi construída em um prédio com quase 600 anos! Dentro da fundação, você poderá ver de perto escritos originais, áudios, objetos que pertenceram ao escritor e seu Prêmio Nobel.
Feira Da Ladra
Se você gosta de comprar, experimente visitar uma tarde a Feira da Ladra. Especialmente se você é aquele tipo de pessoa que gosta de encontrar de tudo. E lá, você realmente encontrará de tudo!
A feira fica localizada próxima à Igreja de São Vicente de Fora. Basta atravessar o Arco Grande de Cima. Porém, a feira só funciona terças e sábados!
Assistir a um show de fado
Essa é uma daquelas experiências de viagem que faz a gente realmente se sentir numa cidade. Não é algo que faço sempre, mas fiz em uma das vezes que fui para Lisboa : Fui para um restaurante que oferecia show de fado e não me arrependi, mesmo sendo algo que eu sabia que era só para turistas.
Baixa Pombalina, Chiado e Carmo
Localizada no coração da cidade, essa região é mais voltada para quem quer fazer compras. Há lojas de todos os tipos, nacionais e internacionais, restaurantes, cafés, lojas de souvenirs, atrações turísticas, etc.
Um dos pontos localizados nessa região é a Praça do Comércio ou Terreiro do Paço, como descrevemos no terceiro item! Porém, há muito mais nesta região para fazer, como a Rua Augusta, a Região de Alfama, dentre vários outros pontos turísticos. Por isso, vamos falar sobre cada um deles abaixo!
Rua Augusta
Pois é, Portugal também tem uma Rua Augusta! Mas, diferente da famosa rua de São Paulo que concentra barzinhos e casas de festa, a Rua Augusta portuguesa é uma das principais e mais famosas ruas de Lisboa.
Ela concentra uma quantidade enorme de lojas nacionais e internacionais, restaurantes, lanchonetes, pequenas lojinhas com produtos da região e, claro, casas de vinho!
Por isso, se você gosta de ir às compras, precisa passar pelo menos uma tarde na Rua Augusta. Aproveite para parar um pouco, descansar e provar os deliciosos bolinhos de bacalhau acompanhados de um belo vinho português.
Praça Luís De Camões
A Praça Luís de Camões é uma das mais tradicionais de Lisboa. Lá, você encontrará as estátuas de Luís de Camões e Fernando Pessoa.
E, como informação útil, é lá que fica localizada a embaixada brasileira, caso você precise renovar o seu visto ou resolver algum problema. E, caso sinta falta da culinária brasileira, não se desespere! Nesta praça você encontrará o restaurante À Brasileira, especializado na culinária do Brasil!
Na praça, você também poderá ter acesso ao eléctrico 28, que levará você para os principais pontos turísticos da cidade.
Mercado da Ribeira
O que era um simples mercado, se transformou num dos points de Lisboa. O mercado funciona em parceria com a Time Out. Lá vai estar o melhor dos melhores : O melhor doce, a melhor cerveja, melhor bar de tapas e assim por diante.
Tudo junto e com várias mesas no centro, estilo praça de alimentação mesmo. Ele é um dos lugares que eu sempre recomendo para quem está procurando onde comer em Lisboa, você não vai se arrepender de visitar o mercado da Ribeira.
Miradouros de Lisboa
Como Lisboa tem uma parte alta, e uma parte baixa, muitos pontos da cidade tem os mirantes, ou melhor miradouros. Principalmente ali na região de Alfama, há vários miradouros, um lugar excelente para ter uma vista de Lisboa.
Miradouro Santa Luzia
Um dos mais bonitos na minha opinião, mas também um que sempre vive cheio. Acho que a mistura de azulejos bonitos e vista do Tejo fazem desse um dos miradouros mais populares de Lisboa.
Oceanário De Lisboa
Outra atração de Lisboa imperdível para toda a família é o Oceanário de Lisboa, uma oportunidade de observar de pertinho a riqueza da fauna e flora oceânicas.
Para você ter uma ideia, o oceanário usa mais de 5 milhões de litros de água! E, ao todo, são 4 habitats diferentes para abrigar as diversas espécies de algas, animais e plantas. A sensação que você terá estando lá dentro é de que está no fundo do mar!
Como o Oceanário de Lisboa está quase sempre muito cheio, é importante que você compre seus ingressos com antecedência. Por isso, aproveite para comprar pela internet antes de ir ao passeio, pois você pode se frustrar ao chegar enfrentar grandes filas.
Teleférico De Lisboa
Se você não tem medo de altura, considere colocar esse passeio no seu roteiro também. O Teleférico de Lisboa, ou também conhecido como Teleférico do Parque das Nações é bem alto e proporciona ao visitante uma vista panorâmica da capital portuguesa.
Lá de cima, você poderá ver com clareza algumas das atrações de Lisboa mais visitadas, como o Rio Tejo, o Oceanário de Lisboa e o próprio Parque das Nações.
Vale a pena passear tanto de manhã, perto do sol nascer, quanto no final da tarde, quando ele se põe. O teleférico proporciona vistas espetaculares!
Ao final do passeio, você pode parar na região para tomar um café e experimentar os famosos Pastéis de Belém, já que ao redor do teleférico há uma porção de lojinhas, cafés e restaurantes.
Elevador de Santa Justa
Não é lá nenhuma atração imperdível em Lisboa, mas oferece uma vista bonita de Lisboa. O Elevador de Santa Justa liga a Rua de Santa Justa ao Largo do Carmo, e apesar da plataforma dar uma vista bem bonita de Lisboa, é da parte mais alta (dua escadinha em caracol) que se tem melhor vista.
Belém
Belém é um lugar que merece um dia inteiro para conhecer! Fica já um pouco mais afastado das principais atrações de Lisboa, mas Belém é lotada de jardins, parques, museus e não deve faltar na sua lista de o que fazer em Lisboa!
Mosteiro dos Jerônimos
Esse é um dos lugares que mais gostei de visitar em Lisboa! Ele é um monumento onde a gente consegue ver a riqueza que Portugal já teve, durante a Era dos “descobrimentos” e o quanto o dinheiro vindo das novas colônias embelezava Lisboa.
O mosteiro, de estilo manuelino é uma das visitas mais bonitas de Lisboa. Eu fiquei bem impressionada. Cada salão lá, cada teto lá dentro é surpreendente, os pequenos detalhes são mesmo incríveis. A tumba de Vasco da Gama fica numa das salas do mosteiro.
Torre de Belém
Um dos símbolos de Lisboa! A torre é na verdade uma fortaleza no Tejo e você pode visitá-la. A Torre de Belém é muito mais bonita por fora que por dentro, mas é de dentro e lá de cima que a gente tem uma vista linda do Tejo.
Pastéis de Belém
Certamente é a confeitaria mais famosa de Portugal! Quando a gente vê de fora, o lugar parece pequeno, mas por dentro é bem maior! Oferece vários outros doces e salgados, embora o maior apelo seja o pastel de nata.
Eu sei que muitas vezes no Brasil nós chamamos de pastel de belém, mas o nome é na verdade pastel de nata. Pastel de Belém é apenas esse aqui, o tradicional vendido em Belém!
A fila no entanto é sempre grande. Vá preparado para passar algum tempo esperando se quiser sentar. Se quiser apenas comprar alguns pastéis de belém para viagem, a fila é grande também, mas costuma ser mais rápida.
Museus em Lisboa
Há uma infinidade de museus em Lisboa. É bem verdade que só fui visitar alguns na minha segunda visita a Lisboa, mas vale a pena conhecê-los. Separei uma listinha com alguns dos que na minha opinião são os melhores museus em Lisboa.
- Museu do Fado
- Museu dos azulejos
- Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
- Museu Calouste Gulbenkian
Compras em Lisboa
Lx Factory
A Lx Factory é outro espaço destinado a quem gosta de compras. O centro é muito bonito, cheio de enfeites e árvores. O complexo conta com um total de quase 60 lojas, dentre elas muitos restaurantes, lojas de roupas, perfumes, acessórios, cafés.
Dentro do complexo há também um espaço cultural de Lisboa e algumas atrações turísticas. De dentro da Lx Factory, você terá uma bela visão do Rio Tejo, além de poder comprar lembranças, artesanatos, quadros e degustar vinho em algumas lojas que ficam dentro do complexo.
Freeport Outlet
Sabia que existe outlet em Lisboa? O Freeport Outlet fica nos arredores de Lisboa, em Alcochete. São mais de 150 lojas divididas entre roupas, calçados, cosméticos etc. tudo com descontos que podem chegar a até 70%.
Leia também : Onde comprar cosméticos em Portugal
Supermercados em Lisboa
Os supermercados em Lisboa são uma tentação! Eu sou daquelas que adora passar no supermercado em todos os lugares que visita, e em Lisboa foi uma ótima experiência. Não deixe de conhecer os queijos e frios locais, sem contar os vinhos!
Onde ficar em Lisboa
As minhas regiões favoritas para se hospedar em Lisboa são Baixa, Chiado e Rossio, bem na parte central de Lisboa. Estando na parte central de Lisboa, eu consigo fazer muita coisa a pé.
Hotéis que eu recomendo :
- Internacional Design Hotel
- Hotel Metropole
- Pensão Residencial Estrela do Mondego
- My Story Hotel Rossio
- Altis Avenida Hotel
Transporte em Lisboa
A maneira mais rápida para se locomover em Lisboa quando precisar ir para pontos mais distantes, vai ser o metrô. Lisboa tem 4 linhas separadas por cores, e é muito fácil de ir de um canto da cidade par outro. Nem todas as partes de Lisboa tem metrô, no entanto, para as outras pode usar o ônibus.
Bate e volta saindo de Lisboa
Sintra, Fátima, Batalha, Cascais, Coimbra, Leiria, são muitas as opções de bate e volta saindo de Lisboa, embora eu ache que algumas merecem que você passem mais tempo nas cidade. Sem dúvida alguma, a opção favorita dos turistas é Sintra.
Sintra
Chegando em Sintra, você poderá conhecer o Palácio da Pena, Palácio Nacional de Sintra e o Castelo dos Mouros. São passeios que você não pode perder! A sensação que você sentirá é que voltou mais ou menos 500 anos no tempo.
Outro passeio muito legal que você pode fazer se estiver com um tempinho sobrando é conhecer Sintra, um famoso vilarejo português. O único problema é que ela fica localizada a 30 quilômetros de Lisboa, por isso você precisará planejar bem sua ida para não perder outras atrações da capital caso esteja sem tempo.
Classificada pela Unesco como patrimônio mundial, Sintra vai deixar ótimas lembranças para você. Além de ter uma arquitetura muito interessante, ela é rodeada por prédios e monumentos históricos, palácios suntuosos, restaurantes e muito verde.
Você levará em torno de 30 minutos de carro, caso não esteja muito trânsito. Minha dica é para que você vá de trem se estiver com tempo sobrando, porque além de a viagem durar apenas 10 minutos a mais, você poderá apreciar a paisagem e ter uma experiência diferente ao andar de trem.
Além disso, será uma ótima oportunidade para que você conheça mais sobre a história do Brasil, que está intimamente ligada com a portuguesa. Como Sintra é sempre cheia, eu recomendo que você compre os ingresso antecipados para não correr nenhum risco.
Como Chegar em Lisboa
Várias capitais do Brasil tem voos diretos para Lisboa, principalmente as capitais do Nordeste. Fortaleza, Salvador, Recife e Natal são as cidades com maior quantidade de voos.
A Azul, Latam e Tap voam direto para Lisboa. Saindo das capitais europeias, muitas companhias aéreas low cost voam para Lisboa como a Easyjet, Vueling, Ryanair, Transavia, Volotea e Ryanair.
Existe também alguns trens internacionais em Lisboa, e a linha mais famosa é a que vai de Madri para Lisboa em 10h num trem noturno. Outra opção é o trem de San Sebastián que para em Burgos e Valladolid
Roteiro de viagem com Lisboa
Como Lisboa é a capital e maior cidade de Portugal, e tem uma localização estratégica (quase no centro do país) as possibilidades são muitas.
Muita gente faz a dobradinha entre Lisboa e o Porto numa viagem a Portugal. Acho uma excelente ideia de conhecer as duas maiores cidades do país. São cidades diferentes mas ambas são lindas.
Outra possibilidade é descer de Lisboa pro Algarve e curtir as praias. Inclusive tem quem do Algarve emende com uma viagem para Espanha, pela Andaluzia e vá conhecer Sevilha e Córdoba.
Dicas Práticas sobre Lisboa
Lisboa, no geral, é uma cidade muito segura. Não é muito comum ouvir casos de assaltos. Porém, devido ao crescente número de turistas todos os anos, os casos de furto aumentaram. Por isso, evite andar com o celular no bolso de trás. O ideal é que você carregue pertences mais valiosos como carteira, celular e documentos nos bolsos da frente.
Outra dica interessante é adquirir o Lisboa Card, um cartão que você pode carregar com seu dinheiro e visitar diversas atrações turísticas, utilizar o transporte da cidade e ainda economizar um pouco!
Leia também : Quanto custa viajar para Portugal
- Lembrando também que não é necessário portar um visto, a não ser que você pretenda ficar mais do que 90 dias no país;
- A voltagem de Lisboa é de 220V. Portanto, tome cuidado se você for levar aparelhos eletrônicos!
- Os 10% do garçom não são obrigatórios. Porém, é uma tradição deixar gorjetas tanto no almoço quanto no jantar. Por isso, se você não quiser ser visto com maus olhos, separe um dinheirinho para deixar de gorjeta quando for ter suas refeições!
- Portugal é um país pequeno, a capital é pequena, e por isso temos a falsa sensação de que tudo é bem pertinho e não é necessário fazer um roteiro. Não faça isso! São tantas coisas para visitar que se você não se organizar bem, perderá muito tempo pela capital. O ideal é que você monte um roteiro de acordo com o número de dias que pretende passar na cidade!
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Muitas dicas maravilhosas do que fazer em Lisboa! Eu voltaria mil vezes e faria tudo outra vez!
Sou doida por Lisboa, mas nas duas vezes que estive por lá fiquei com amigos e acabei conhecendo pouca coisa. Agora montando meu roteiro vi que tem muita coisa pra fazer! Obrigada pelas dicas