Ljubljana (ou Liubliana) Ă© a capital e maior cidade da EslovĂȘnia, aquele paĂs espremido entre a ItĂĄlia e a CroĂĄcia. Ă bem verdade que muita gente ainda nĂŁo conhece a EslovĂȘnia, e muita gente confunde com a EslovĂĄquia, jĂĄ que os nomes sĂŁo parecidos.
Eu tinha muita vontade de visitar Ljubljana, achava o nome muito bonito e isso me intrigava. Quando comecei a viajar, ouvi falar de Bled, um vilarejo incrĂvel com uma ilha no meio de um lago e descobri que ficava na EslovĂȘnia e comecei a ter mais vontade de ir, mas sabe como Ă© nĂ©? A gente termina colocando outras viagens no meio e fui adiando Bled atĂ© que esse ano eu resolvi finalmente conhecer a EslovĂȘnia e a CroĂĄcia nas fĂ©rias de verĂŁo.
Ljubljana Ă© uma cidade bem compacta, e dĂĄ para ver praticamente tudo em um dia, se vocĂȘ nĂŁo for a museus e quiser apenas ver a cidade mesmo, eu reservei dois dias para a cidade e foi muito fĂĄcil achar o que fazer em Ljubljana, principalmente porquĂȘ era verĂŁo e a cidade estava cheia.
O que fazer em Ljubljana e o que visitar na cidade
Ponte do açougueiro
Uma das pontes mais famosas da cidade Ă© a Ponte do Açougueiro (ela tem esse nome porquĂȘ fica perto do mercado central, onde tinha muitos açougues) e hoje Ă© uma das pontes mais famosas da cidade por ser lĂĄ onde as pessoas colocam cadeados, mais ou menos como era na Pont des Arts em Paris.
A ponte em si Ă© de vidro, e eu mostrei ela no snapchat (nomundodapaula) e mostrei o quanto eu estava com medo de atravessar a ponte! Eu sou uma pessoa medrosa, e apesar de jĂĄ ter pisado em pontes e em chĂŁo de vidro, nunca me sinto completamente confortĂĄvel com esse tipo de coisa, no entanto a ponte Ă© bem bonita e vive cheia de turistas.
Catedral de Ljubljana
A catedral de Liubliana tem como santo padroeiro São Nicolau, a catedral começou como uma catedral gótica, mas no começo do século 18 a catedral passou por uma reforma e adotou o estilo barroco que tem até hoje.
Para mim, o estilo barroco Ă© o mais fĂĄcil de ser reconhecido e o que acho mais comum, talvez por ter nascido e crescido em Salvador, uma cidade com uma quantidade enorme de igrejas barrocas.
Uma das portas da catedral, Ă© uma espĂ©cie de porta sagrada feita de bronze, a porta foi criada em 1996 para comemorar os 1250 anos de Cristianismo na EslovĂȘnia e foi inaugurada pelo Papa JoĂŁo Paulo II.
Castelo de Ljubljana
Outra grande atração da cidade Ă© o Castelo de Ljubljana, eu cheguei na cidade de ĂŽnibus, vindo de Trieste e uma das primeiras coisas que a gente vĂȘ Ă© o castelo no alto do rochedo.
Do castelo de Ljubljana a gente tem uma vista incrĂvel da cidade, dĂĄ para ver o Rio Ljubljanica, os pontos principais da cidade e as montanhas que circundam Ljubljana.
à medida que a gente vai se afastando do centro, as ruas paralelas vão ficando mais calmas, e apesar de eu ter ido no pico da alta temporada (agosto, verão na europa) eu pude ver que ainda assim Ljubljana é uma cidade bem tranquila, com ruas quase vazias. Algumas ruas me lembraram um pouco Praga, achei alguns prédios um pouco parecidos, como os prédios dessa rua por exemplo.
Eu gosto muito de fazer passeio de barco quando conheço uma cidade, mas o centro histórico de Liubliana é tão pequeno que eu fiz a pé mesmo, é tudo plano e fåcil de andar, basta seguir o curso do rio e a gente passa nos principais pontos de interesse da cidade.
Centro histĂłrico de Ljubljana
Essa igreja rosa Ă© um dos sĂmbolos de Ljubljana, Ă© a Igreja Franciscana da Anunciação, Ă© uma das igrejas mais difĂceis de visitar que eu jĂĄ fui, isso porquĂȘ durante praticamente toda a manhĂŁ sĂŁo celebradas vĂĄrias missas, se quiser entrar para conhecer Ă© melhor ir a tarde.
O coração histĂłrico de Ljubljana Ă© a Praça Preseren, que fica perto da Ponte Tripla e na frente da Igreja Franciscana da Anunciação que Ă© um dos sĂmbolos da cidade. Ă nessa praça que ficam concentrados vĂĄrios bares e cafĂ©s da cidade.
Eu sempre voltava lå no final da tarde, sempre tinha algum artista de rua cantando, apresentaçÔes e muitos turistas passeando. Eu estava lå em agosto, na alta temporada e é um lugar bem animado, aliås achei Ljubljana muito mais animada do que eu pensei, não cheguei a sair muito a noite, mas pela quantidade de bares eu imagino que tenha uma vida noturna agitada apesar do tamanho da cidade.
Por coincidĂȘncia, quando estava lĂĄ em Ljubljana, uma outra blogueira tambĂ©m estava, e foi nessa praça que eu encontrei a Maracy do Pequenos pelo Mundo, adoro desvirtualizar amizades e encontrar gente que assim como eu adora viajar.
Museus em Ljubljana
Num dos dias que estive em Ljubljana, eu aproveitei e fui no Museu EtnogrĂĄfico que conta um pouco da HistĂłria da EslovĂȘnia, que ao mesmo tempo se mistura com a de outros paĂses dos BĂĄlcĂŁs, jĂĄ que alĂ©m de ter feito parte de vĂĄrios ImpĂ©rios, a EslovĂȘnia atĂ© recentemente fazia parte da IugoslĂĄvia juntamente com a SĂ©rvia, Kosovo, MacedĂŽnia, CroĂĄcia, BĂłsnia e Hezergovina e Montenegro, o paĂs ganhou independĂȘncia em 1991 o que Ă© algo bem recente.
O museu conta essa histĂłria atravĂ©s das suas salas e com as peças que nos faz conhecer um pouco mais do povo dos BĂĄlcĂŁs, e tambĂ©m tem peças de outros paĂses como a China por exemplo.
Ele nĂŁo Ă© assim um museu na lista dos imperdĂveis para visitar em Liubliana, mas gostei de conhecer um pouco mais sobre esse povo que atĂ© entĂŁo conhecia muito pouco.
Onde ficar em Ljubljana
Uma das vantagens aqui é o fato de Liubliana ser uma cidade pequena, então qualquer hospedagem no centro histórico estarå perto de tudo. Eu fiquei hospedada no Hotel Cubo, um hotel moderno e com excelente localização.
Como chegar
Existe um aeroporto na cidade, mas ele Ă© relativamente pequeno e atende apenas alguns destinos europeus. Se vocĂȘ vem jĂĄ da Europa, pode chegar lĂĄ pela Adria Aiways (companhia aĂ©rea eslovena) ou outras como Easyjet e WizzAir.
Muita gente chega a capital da EslovĂȘnia vindo de outros lugares, casando com viagem seja pelo leste italiano ou CroĂĄcia.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. AvaliaçÔes dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e ExcursĂ”es: NĂŁo perca tempo! Lembranças nĂŁo sĂŁo feitas em filas. Reserve com antecedĂȘncia e evite as filas das maiores atraçÔes do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Paula,
Como Ă© a aceitação do InglĂȘs na EslovĂȘnia? Nos pontos altamente turĂsticos imagino que seja amplamente usado, mas e fora deles? Qual foi sua experiĂȘncia?
Wanderley
Eu estive em Liubliana e em Bled e nĂŁo tive problema algum para me comunicar, a Ășnica pessoa que encontrei que nao falava inglĂȘs era uma caixa no supermercado, mas comprei e ela me mostrou o valor no visor, nao acredito que isso seja um problema…
boa viagem!
Oi Paula
Vale a pena um tour por Eslovenia, Croacia e Bosnia?
Abs
Pedro
NĂŁo fui em outras cidades da EslovĂȘnia, Ljubljana Ă© uma graça mas acho que nĂŁo precisa ficar mais que dois dias…Bosnia nao fui e CroĂĄcia vale principalmente se vc gostar de praia