O que Fazer em Maceió e o que Visitar

praias de maceio
foto : Shutterstock por 

Alagoas conta com um dos mais belos litorais do Nordeste – quiçá do Brasil – e isso é provado em sua capital Maceió. Seja para aproveitar o dia em seus pontos turísticos ou a noite nos bairros, há muito o que fazer. Mas de fato, o que fazer em Maceió?

Aguardando as suas melhores temporadas para viagem, é possível aproveitar das melhores praias de Maceió e ainda fazer um passeio cultural. À noite, as baladas em Maceió tomam lugar como excelentes atrações.

E quais são elas? Prossiga com a leitura do artigo e veja o que fazer em Maceió!

o que fazer em maceió

Como garantir a viagem para Maceió – Alagoas?

“Maceió não é uma das cidades nordestinas mais atrativas a toa – reúne o que há de melhor na região: agito, praias e cultura.

Maceió (Alagoas) é uma cidade brasileira localizada na região nordeste do país, sendo a cidade mais populosa do estado. Ela é conhecida por muitos apelidos como “Paraíso das águas”, “Cidade Sorriso” e “Caribe Brasileiro”.

Sua fama não é simplista, sendo reconhecida pelas praias (como Pajuçara e Ponta Verde), história (como Museu Palácio Floriano Peixoto) e festividades. Por isso, é importante garantir a melhor temporada para viagem.

O que fazer em Maceió?

“Maceió tem uma das mais belas orlas do Brasil – e muito disso se deve ao seu mar colorido à lá mares caribenhos.”

Com o Estado de Alagoas retomando parte de suas atividades turísticas, já é possível aproveitar dos principais pontos de Maceió. O que fazer em Maceió a noite? Quais as melhores praias de Maceió? Confira agora!

praia-maceio

Praias de Maceió

Claro que a coisa que eu mais queria fazer, era aproveitar as praias de Maceió. Maceió é uma das capitais brasileiras com mais praias bonitas, e eu quis passar mais tempo em Maceió justamente para conhecer um pouco as praias, inclusive aquelas mais fora da rota turística.

Indo durante as melhores temporadas para viagem em Maceió, é possível aproveitar de excelentes praias e piscinas naturais excepcionais.

o que fazer em maceió

Praia da Pajuçara

Uma das melhores praias de Maceió, a Praia da Pajuçara é reconhecida pelo passeio e pelas suas piscinas naturais. Apesar de não oferecer o melhor calçadão ou a faixa de areia mais bonita, a praia tem:

  • Trajeto de jangada;
  • Visita às piscinas naturais.

Além disso, oferece uma ótima infraestrutura de bares, restaurantes a beira-mar e as feirinhas de artesanato. Esse último é um espaço popular para comprar roupas, rendas, castanhas e artigos de artesanato, afinal, você vai querer guardar uma lembrança de Maceió!

Além disso, oferece uma ótima infraestrutura de bares, restaurantes a beira-mar e as feirinhas de artesanato. Esse último é um espaço popular para comprar roupas, rendas, castanhas e artigos de artesanato. Na verdade são dois espaços para artesanato que eu adorei, muitas lembrancinhas com bons preços.

É também em Pajuçara que a maioria dos turistas ficam, e é um bairro excelente. A oferta de hotéis em Pajuçara é provavelmente a maior de toda Maceió.

Essa é a praia mais visitada de Maceió, ela é daquelas praias dos sonhos, sabe? Areia fininha e um mar azul super bonito. Costuma ficar mais cheia aos finais de semana, e sempre tem jangadeiros que mesmo com a maré mais alta ( e por isso sem piscininhas) pode te levar para fazer um passeio de jangada no mar.

o que fazer em mació

Praia da Ponta Verde

Uma das praias em Maceió mais urbanas, a Praia da Ponta Verde é famosa pelos seus muitos coqueiros, areia fofa e mar em vários tons. Além disso, oferece piscinas naturais e a popular placa “Eu Amo Maceió”.

Por ser bem perto da Praia da Pajuçara, ela é uma praia também popular entre os turistas. Foi a primeira praia que curti em Maceió, com seus coqueiros e barracas cheias de comidas deliciosas. Particularmente ela me agradou mais que a Pajuçara por ser bonita igual, mas um pouco mais tranquila.

Praia da Jatiúca

Colada à Ponta Verde, a Praia da Jatiúca também é bastante urbana e, na maré baixa, se torna basicamente uma piscina. Além disso, oferece um calçadão para caminhadas, corridas, bicicletas ou apenas apreciação da paisagem.

Foi a praia que eu mais visitei em Maceió por estar na região. Tanto de dia, como de noite a Praia da Jatiúca é uma excelente opção. De dia a praia é linda, e de noite o calçadão fica bem iluminado também. Andei ali pela orla, e mesmo sendo a noite achei muito mais seguro que a orla de outras cidades.

Praia de Ipioca/Hibiscus

A mais próxima de praia paradisíaca, a Praia de Ipioca/Hibiscus oferece sossego sem se afastar muito de Maceió. A poucos quilômetros da cidade, carrega águas claras e mornas, além de areias brancas e ótima infraestrutura.

Por R$ 30 de entrada, é possível aproveitar do Hibiscus Beach Club que se localiza na praia. Dentro do clube, há cadeiras, redes, espreguiçadeiras, piscina, música ao vivo, banheiros, bar e restaurante – tudo dentro de um preço aceitável.

Cruz das Almas

Entre as praias em Maceió, a Cruz das Almas é a menos frequentada por turistas. Apesar de não ser assim tão distante, ela não é exatamente o tipo de praia para curtir, já que oferece a menor estrutura e as ondas mais fortes. Claro que isso é um atrativo para turistas que querem pegar ondas altas.

Ela fica um pouco depois da Praia de Jatiúca, ainda numa região um tanto central. Contudo, não é o mais indicado para a família, pois o mar pode ser traiçoeiro ao desavisado. Ela é mais frequentada por surfistas mesmo, contudo, não é o mais indicado para a família, pois o mar pode ser traiçoeiro ao desavisado.

Praia de Pratagi

Localizada a 18km do centro de Maceió, a Praia de Pratagi é outro local tranquilo para a família.

De aparência quase selvagem, apresenta um rio que desemboca na praia e alguns quiosques acomodados entre coqueiros. O Rio Meirim é um daqueles rios de água salobra (pela proximidade com o mar) onde muita gente costuma tomar banho. Apenas uma fina faixa de areia separa o mar e o rio aqui.

Mesmo sendo perto de Maceió, é incrível como ela é uma daquelas praias com pouco movimento. Se você pretende passar mais tempo lá, é na Praia de Pratagy que você vai encontrar um dos melhores resorts da região.

Praia Sonho Verde

Essa aqui fica na região metropolitana de Maceió, a 37km do centro de Maceió, a Praia Sonho Verde conta com águas claras e tranquilas, protegidas por recifes. Na alta temporada, costuma lotar, mas fora dela, é uma praia desértica inebriante.

Eu fui durante a semana, eu eu fiquei encantada como a praia era linda, um sonho mesmo! Areia fininha, coqueiros e um mar azul sem fim, na maré baixa surge umas piscinas naturais com peixinhos. Apesar da praia incrível, ela não oferece uma infraestrutura muito forte.

Praia de Pratagi

Localizada a 18km do centro de Maceió, a Praia de Pratagi é outro local tranquilo para a família.

De aparência quase selvagem, apresenta um rio que desemboca na praia e alguns quiosques acomodados entre coqueiros. O Rio Meirim é um daqueles rios de água salobra (pela proximidade com o mar) onde muita gente costuma tomar banho. Apenas uma fina faixa de areia separa o mar e o rio aqui.

Mesmo sendo perto de Maceió, é incrível como ela é uma daquelas praias com pouco movimento. Se você pretende passar mais tempo lá, é na Praia de Pratagy que você vai encontrar um dos melhores resorts da região.

prias de maceio

Costa Brava

É uma praia com mar lindo e uma larga faixa de areia estilo terra batida. É uma praia mais natural e com quase nenhuma estrutura, então se você quiser conhecer, precisa levar guarda-sol, comidas e bebidas.

A Praia de Costa Brava é popular entre as pessoas que querem praticar esportes como o kitesurf por exemplo. Durante os finais de semana, é que costumamos encontrar pessoas que vão para Costa Brava praticar esportes.

praias em maceio

Praia do Jacarecica

Localizada a 9km do centro de Maceió, a Praia do Jacarecica é reconhecida por sua mata nativa preservada, o que rende ótimas fotos. Contudo, é também popular por seus frequentadores: surfistas e praticantes de pesca com anzol.

Praia da Garça Torta

Localizada a apenas 13km do centro de Maceió, a Praia da Garça Torta é a que mais destoa, sendo a praia mais rústica. É um ambiente tranquilo que conta com biroscas ao redor, conhecidas pelas cervejas geladas.

Praia de Guaxuma

Por fim, a Praia de Guaxuma é outra opção conhecida por sua tranquilidade, sendo mais frequentada por moradores locais. Conta com um mar agitado, ótimo para surfistas, e uma boa infraestrutura, mas cujos quiosques e restaurantes fecham após as 18h.

Passeio cultural em Maceió

Vou ser sincera e dizer que não sabia bem o que fazer em Maceió além das praias. Eu não conhecia outros pontos turísticos de Maceió, além das famosas praias. Fiquei surpresa com a quantidade de casarões históricos, inclusive alguns coloridos que me lembraram o Pelourinho.

Comumente é dito que “se respira cultura no Centro de Maceió”. Não é a toa, pois lá se encontram os principais monumentos e igrejas da cidade, com fachadas e memórias preservadas. Por isso, é garantido o passeio cultural em Maceió!

Museu Palácio Floriano Peixoto

O primeiro trajeto no passeio cultural em Maceió é o Museu Palácio Floriano Peixoto, antiga morada do Governo Estadual. Inclusive, uma parte do local ainda é usada pelo Governador do Estado e por isso não é aberto para visitas.

Entretanto, na parte aberta você encontra mobílias antigas e obras de artistas locais, além de um espaço reservado ao autor do dicionário Aurélio. Aliás, aqui é exposta a primeira edição do dicionário, datada de 1943. Se você quer visitar Maceió e ir além das praias, esse passeio é ideal.

Museu Théo Brandão

Ele é um museu pequeno, mas bem rico em artigos. Considerada por muitos a maior referência da Cultura Popular Alagoana, o Museu Théo Brandão reúne:

  • Fotografias;
  • Folhetos de cordel;
  • Livros;
  • Arquivo audiovisual e documental de manifestações da cultura popular em discos, filmes super-8, fitas de vídeo, slides e fitas cassete.

Além de grande coleção brasileira, e principalmente nordestina, também traz exposições mexicanas, espanholas, portuguesas e africanas. Diferente, mas me fez pensar um pouco no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.

Catedral Metropolitana de Maceió

A Catedral Metropolitana de Maceió reúne diversos estilos arquitetônicos, muito devido às inúmeras intervenções que já sofreu. Abençoada por Nossa Senhora dos Prazeres, traz características neoclássicas, como o frontão irregular, e modernas.

Entre as características modernas, é possível observar o altar em alvenaria, antes um retábulo de madeira. Também fica o destaque para suas cancelas de madeira, candelabros de prata e púlpitos com dossel decorados com filetes de ouro.

Igreja Bom Jesus dos Martírios

A Igreja Bom Jesus dos Martírios era originalmente uma capela, mas passou por diversas reformas, se tornando em 1881 uma igreja. Por causa dessas reformas, adquiriu um estilo arquitetônico bastante eclético.

É possível encontrar barroco, neoclássico e neogótico mesclado com azulejos portugueses, estampilhados e torres com coroamento retorcido. Além disso, não é possível esquecer do seu interior com ornamentos rococó e rodapés em art nouveau.

Igreja de Nossa Senhora do Livramento

Para encerrar seu tour de igrejas, opte pela Igreja de Nossa Senhora do Livramento. Conhecida por sua arquitetura neoclássica, a igreja traz em seu interior uma pintura da Imaculada Conceição.

Além disso, seu exterior é popular pelas doceiras, que oferecem pés-de-moleque, broas de milho e bolos de macaxeira.

Museu de Arte Sacra Pierre Chalita

Para dar o toque final em seu passeio religioso, visite o Museu de Arte Sacra Pierre Chalita. Em seu interior, se encontram cerca de 3.000 peças, como:

  • Pinturas;
  • Desenhos;
  • Pratarias;
  • Estatuário;
  • Mobiliário;
  • Quadros dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Em seu sótão, é possível encontrar quadros de pintores brasileiros modernos, como Tarsila do Amaral. No térreo, objetos barrocos. Por fim, no primeiro andar, as obras de Pierre Chalita.

City Tour Jaraguá

Por fim, é hora de conhecer todo um bairro histórico. O passeio, que começa as 19h na Praça dos Leões (onde ocorrem apresentações folclóricas), leva até atrações como:

Por fim, o bairro lhe traz apresentações de jazz e MPB no Rex Bar e de forró na Casa do Filó. Junto disso, há diversos food trucks pelo local.

artesanato maceió

Feirinha de Artesanato de Pajuçara e Pavilhão do Artesanato

Por fim, para levar a cultura com você, visite a Feirinha de Artesanato e o Pavilhão do Artesanato, ambos em Pajuçara. Lá, é possível garantir doces típicos, artesanatos locais e várias outras coisas da região.

Eles ficam bem próximos um do outro, e é o lugar ideal para comprar aquela lembrancinha de Maceió. Artesanatos, manteiga de garrafa, camisetas com dizeres nordestinos, e muito mais. Fui em ambos, mas achei a Feirinha de Artesanato melhor que o Pavilhão.

O que fazer em Maceió a noite?

“O Nordeste é conhecido por sua alegria contagiante. Em uma noite no Maceió, você entende o porquê.

Depois de passar o dia aproveitando das praias, do comércio e da cultura de Maceió, a noite chega para lhe trazer mais opções. De baladas em Maceió até restaurantes movimentados, há muito o que fazer até altas horas.

E o que fazer em Maceió a noite?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cuscuz.jpg

Aproveitar uma comida de boteco tipicamente nordestina

Um dos bares mais apreciados pelos moradores locais de Maceió, o Boteco Lugar Nenhum se localizada no bairro de Jatiúca. É um local reconhecido por seu cardápio, que varia entre comidinhas típicas e uma pequena carta de cervejas artesanais. Eu fiquei hospedada na Jatiúca e tive a oportunidade de comer em vários locais por lá.

Além disso, também tem música, variando entre Jazz e Chorinho, e um clima de grande bom humor, como a placa de autoajuda fixada no banheiro.

Ter uma noite de Jazz

Se você é fã de jazz, blues ou bossa nova, você deve visitar o Rex Jazz Bar, localizado num antigo casarão restaurado do bairro Jaguará. Ambientado em um local histórico, carrega um ar descolado e divertido.

Além disso, traz todo o ar boêmio típico de um bar de jazz!

Saborear uma cerveja artesanal

Para aproveitar da cerveja artesanal, basta ir ao Parmegianno Praia, um quiosque a menos de 150m do Ibis Maceió Pajuçara. Funcionando na orla, é um local dividido em três ambientes.

Nesses ambientes, você encontra cervejas artesanais locais e petiscos servidos de maneira bastante criativa. Além disso, há muita música brasileira tocando no local!

Dançar bastante

Caso busque uma das melhores noites em Maceió, encontrará uma delas na Orákulo Chopperia, localizada no bairro de Jaraguá. Funcionando numa mistura de bar e balada, tem uma programação musical eclética, de Raul Seixa até forró.

Além disso, também oferece um cardápio recheado de cerveja gelada e de petiscos variados.

Passear pela orla

Caso não queira tanta festança, apenas aproveitar do clima de Maceió, uma ótima opção é caminhar pelo calçadão das praias. As melhores opções são a Praia da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Achei a orla bem iluminada a noite, e por isso mesmo mais segura que a orla em muitas outras cidades.

Além disso, você pode dar um pulo pelas barracas Lopana e Kanoa na Praia da Ponta Verde, conhecidas pela música ao vivo.

Onde comer em Maceió

Eu posso dizer que me acabei comendo comida nordestina em Maceió! A comida em Maceió foi um misto de comida do litoral com muitos peixes, moquecas e frutos do mar, com uma comida mais do sertão, com carne do sol, charque e outras comidas deliciosas.

Se Maceió não fosse uma cidade linda como é, só a comida já valeria a visita! Eu comi em vários lugares e separei algumas dicas de onde comer em Maceió para vocês.

  • Casa de Mainha, que oferece self-service de comida nordestina;
  • A já citada Lopana, que conta com um DJ tocando;
  • Bar do Pirata, vizinho do Lopana e com preços melhores.
  • Bodega do Sertão, já em Jatiúca com excelentes pratos da culinária nordestina.

Tem ainda a opção de passar pela Feira de Artesanato de Pajuçara, conhecida por seus restaurantes típicos de açaí e tapioca.

onde-ficar-maceio

Onde ficar em Maceió

Maceió é uma cidade que conta com uma boa rede hoteleira. Se você procura dicas de onde se hospedar em Maceió, eu recomendo que fique na Pajuçara ou na Ponta Verde. Os dois bairros ficam na parte mais turística da cidade, e são os melhores lugares para se hospedar para curtir Maceió. Tanto Pajuçara como Ponta Verde tem hotéis, restaurantes e uma boa estrutura para o turista.

Vou deixar aqui algumas sugestões de hospedagem em Maceió para vocês :

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Maceió

viagem-carro

Como chegar em Maceió

É possível fazer voos diretos para Maceió de outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte etc. Há sempre a opção de chegar em Maceió de ônibus, mas eu só consideraria se fosse no máximo saindo de João Pessoa ( 7 horas de ônibus)

Para quem mora em Salvador, Recife, João Pessoa e Aracaju, pode também ir de carro. Eu fui de carro saindo de Salvador, que dá entre 8 a 9h de viagem em função da rota escolhida. Saindo de Salvador dá para pegar a Linha Verde até chegar em Sergipe, e de lá o melhor caminho é pela BR-101.

Pegando a Linha Verde, passa pela Praia do Forte e outros pontos do Litoral Norte da Bahia até o limite com Sergipe.

Alguns outros pontos na cidade ou próxima dela são feitos por rodovia:

  • São Miguel dos Milagres está 100km ao norte;
  • Maragogi está 130km, podendo a viagem levar entre 2h-2h30.

Quando ir

Antes de ir, é importante informar-se sobre a tábua de maré. Todo o ano faz sol em Maceió, mas entre março e julho é forte a chance de chuva. Com isso, há também chance de uma maré alta sem piscinas naturais.

Por isso, a melhor época é entre setembro e março, período do alto verão e de uma Maceió bastante movimentada com festas.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.