Um dos destinos nacionais mais ricos em atrações – principalmente as naturais – é Morro de São Paulo. Uma comunidade que não fica em São Paulo, mas sim na Bahia, mais precisamente no município de Cairu.
Quer saber o que fazer em Morro de São Paulo? Nesse artigo vamos falar um pouco sobre as principais atrações do lugar, em especial sobre as praias. E elas são muitas! Na lista estão a Primeira, Segunda, Terceira, Quarta, Quinta, Gamboa, do Pontal e Garapuá.
Onde fica Morro de São Paulo
Antes de falarmos sobre todas as belezas naturais desse lugarzinho perdido na Bahia, vale a pena conhecer a sua localização exata. O distrito fica na Ilha de Tinharé, a aproximadamente 63 quilômetros da capital, Salvador. Por isso muitas pessoas visitam a região, em razão da sua proximidade.
Aliás, como sei que muita gente que vai pra morro de São Paulo, chega por Salvador, acho que esses posts aqui serão bem úteis para planejar sua viagem :
- Onde ficar em Salvador
- Onde comer em Salvador
- Guia Completo de Praias de Salvador
- Pelourinho, o centro histórico de Salvador
O que fazer em Morro de São Paulo
Sem mais delongas, está na hora de descobrir o que fazer em Morro de São Paulo. E se você pensou que nossa seleção de atrações estaria recheada de praias, acertou. Mas não é só isso, separamos mais algumas dicas de passeios imperdíveis, para deixar a sua viagem ainda mais gostosa.
Tirolesa no Farol
Começamos a nossa seleção sobre o que fazer em Morro de São Paulo com uma opção para os amantes de aventura. A tirolesa é um dos esportes mais em alta na cidade. É uma descida do topo do Farol do Morro até a Primeira praia.
Indicamos esse passeio não apenas em razão da aventura. Lá do alto, durante a descida de 360 metros de comprimento – são 60 metros de altura – você poderá ter uma vista panorâmica das praias que fazem parte dessa região.
Primeira Praia
Essa é uma das praias mais conhecidas e também a porta de entrada para a região. Por lá é grande a circulação de moradores locais, tendo em vista que boa parte do comércio da cidade está situada nessa parte.
Muitas das casas são construídas sobre a praia, bem perto do mar. As primeiras casas de veraneio da região surgiram precisamente nessa praia. Alguma dessas casas estão disponíveis para alugar, sendo uma boa opção para aqueles que desejam se sentir bem pertinho do mar.
Praia da Gamboa
Praia é o que não falta em Morro de São Paulo. A da Gamba é um dos destaques, em razão da sua grane extensão de areia clarinha, na cor branca. As águas dessa praia encantam pela coloração clara, além de ser uma praia bastante calma.
Você pode chegar à praia da Gamboa caminhando, a partir do centro de Morro de São Paulo. São aproximadamente 25 minutos de recorrido.
Mas atenção à maré enquanto caminha pela praia. Durante alguns momentos do dia alguns pontos podem ficar inundados, dificultando a passagem. Outra opção é ir de barco, com uma viagem de 10 minutos.
Leia também : Boipeba, passeio de volta a ilha
Paredão de argila
Aproveitando que estamos falando sobre a praia da Gamboa, vale a pena dar um pulinho no paredão de argila, que fica por ali mesmo. Essa é uma parte muito visada por turistas e visitantes.
Um ótimo local para tirar fotos e até mesmo para aproveitar os benefícios naturais da argila, que contribui até mesmo para o rejuvenescimento. Por isso muitas pessoas tratam de dar uma passadinha pelo local.
A visita ao paredão deve ser realizada com cuidado, pois em muitas épocas existe risco de desabamento em alguns pontos.
Piscinas naturais
Uma peculiaridade das praias do Morro de São Paulo são as piscinas naturais, que se formam principalmente quando a maré está baixa. A Quarta praia é ideal para contemplar e aproveitar esse fenômeno natural.
As piscinas naturais se parecem com banheiras ou aquários, contendo espécies de peixes da região. Use máscaras de mergulho para observar mais de perto os corais e vida marinha da região. Elas podem ser compradas ou alugadas na região, por preços acessíveis.
Dentro da ilha é possível comprar pacotinhos de ração para alimentar os peixes que permanecem dentro das piscinas naturais. Essa é uma ótima estratégia para atraí-los para bem perto, para tirar fotos e gravar o momento. O custo da razão é de aproximadamente R$5,00.
É bem importante você observar a tábua de marés antes de fazer o passeio. As piscinas só se formam na maré baixa, então o ideal é ir quando ela tive baixa ou abaixando, para assim ficar o maior tempo possível.
Nos momentos de maré alta, além de não existir as piscinas naturais, vai ser difícil tomar banho nessa parte por causa das rochas.
Toca do morcego
Praia pede pôr do sol. E pôr do sol no Morro de São Paulo pede Toca do Morcego. Trata-se de um dos locais da região com melhor vista para o pôr do sol. A região costuma estar cheia de turistas no finalzinho da tarde.
Por isso, vale a pena ir com antecedência, para garantir o melhor lugar. Leve lanchinhos e um vinho se quiser aproveitar melhor o pôr do sol, sozinho ou acompanhado.
Vida noturna na praia
Durante o dia as praias estão sempre repletas de pessoas. E durante a noite o movimento pode ser ainda maior. Na Segunda praia a vida noturna é coisa garantida. Qual o sol se põe, os bares abrem as portas para o público, que lota a região.
Além disso é possível aproveitar festas e os tradicionais luaus da região. Para quem ama a vida noturna e a boemia, essa pode ser uma excelente opção para aproveitar as noites na cidade, depois de relaxar muito nas praias e piscinas naturais.
Centro histórico da ilha
As praias com certeza são os principais atrativos de Morro de São Paulo. No entanto, existem mais opções de pontos turísticos, mais tradicionais. No centro histórico da cidade os visitantes podem encontrar belezas escondidas. Trata-se de um verdadeiro museu, tendo em vista o aspecto antigo das construções.
Em poucos minutos é possível percorrer todo o centro e apreciar suas belezas. A Igreja Nossa Senhora da Luz é considerada patrimônio histórico da ilha, tendo sido construída em 1628.
Casarão e Fonte Grande
Se você quer saber se há mais o que fazer em Morro de São Paulo, temos a resposta e ela é afirmativa. Vale a pena visitar o Casarão e a Fonte Grande.
O casarão é uma das construções mais antigas do lugar, erguida em 1608. Atualmente o local está ocupado por uma pousada. Já a Fonte Grande foi projetada em 1746, para o abastecimento de água.
Aproveite também para caminhar pela Rua Caminho da Praia, uma das vias principais da cidade, com boas opções em bares e restaurantes. Opções para todos os gostos e de todos os preços.
Feira de artesanato local
Outro ponto de interesse é a feira de artesanato local, que conta com diversas opções de produtos dos moradores e comerciantes da região. Ela está em funcionamento todos os dias da semana, a partir das 18h, na Praça Aureliano Lima.
Aluguel de equipamentos esportivos
Na Terceira Praia, onde as opções de locação são mais expressivas, é comum o passeio em caiaque, praticado por muitos turistas que visitam a região. Para se deslocar entre uma praia e outra, considere fazer o trajeto em bicicleta.
Além da roupa de mergulho, na praia os visitantes encontram boas opções em equipamentos esportivos, incluindo bicicletas, caiaque, snorkel e outros. Quem gosta de adrenalina pode aproveitar a praia fora da areia, entrando na água e aproveitando ao máximo.
Onde ficar em Morro de São Paulo
Abaixo separamos algumas informações sobre o que fazer em Morro de São Paulo. Mas você já decidiu onde vai ficar? Aqui trazemos algumas dicas de hospedagem, que podem te orientar na escolha do local.
Dentro da própria ilha existem muitas opções de estadia. Quem busca mais tranquilidade durante os dias de viagem pode escolher opções na Terceira e Quarta praias. Agora, quem quer mais movimento pode ficar pela Primeira e Segunda praias.
Fazer economia nessa região não é difícil. Existem boas opções de hostels cobrando preços acessíveis. Os quartos podem ser tanto compartilhados quanto privativos. Também existem opções de pousadas, localizadas bem perto das praias, algumas com piscinas e outros atrativos.
Algumas hospedagens que eu recomendo
Como Chegar em Morro de São Paulo
Tão importante quanto saber o que fazer em Morro de São Paulo é saber como chegar ao destino. Por isso separamos algumas informações a respeito. Existem diversas maneiras de ir até lá. Entre elas estão o Transfer Aéreo, Transfer Marítimo ou Transfer Semiterretre.
Cada uma dessas opções tem suas próprias características, como preço, disponibilidade e velocidade. A dica mais importante é sempre se programar antes de comprar as passagens para Salvador. Muitas vezes não é possível sair para Morro de São Paulo no mesmo dia, sendo necessário passar um dia na capital.
Por exemplo, que chega em Salvador depois das 13h só conta com as opções de Transfer Aéreo ou Transfer Semiterretre. Isso porque o Transfer Marítimo (catamarã e lancha) tem sua última partida às 14:30, saindo do centro da capital. E o deslocamento do aeroporto até o centro pode ser de 1h a 1h30 a depender do trânsito.
Por isso, vale a pena avaliar todas as opções antes da partida. O Táxi Aéreo para Morro de São Paulo é considerada a opção de transporte mais rápida e prática. Consulte por preços e condições.
Quando ir para Morro de São Paulo
Lógico que a melhor opção é sempre no verão, onde você vai pegar dias lindos com sol para curtir todas as praias. A boa notícia é que dá para ir também um pouco fora dessa época, a partir do final de setembro já é uma época boa.
Como faz sempre calor lá, você não vai ter problema, boa parte do ano é tranquilo de ir. Eu evitaria no entanto do final de março (as águas de marços fechando o verão!) até julho que é uma época mais chuvosa. A não ser que você olhe a previsão do tempo antes, e decida ir e se organize em poucos dias.
Outros lugares para conhecer perto de Morro de São Paulo
Uma viagem para Morro de São Paulo pode ser feita em conjunto com uma viagem para Salvador, claro, mas também com Boipeba, as praias da Península de Maraú, Itacaré, Camamu, Barra Grande e ainda Ilha de Itaparica.
Gostou? Aproveite que você já sabe o que fazer em Morro de São Paulo para montar o seu roteiro. São muitas praias legais, além de outras atrações especiais. E o melhor de tudo é que, se organizar bem, você consegue aproveitar todas elas.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.