- O que fazer em Moscou e o que visitar
- Praça Vermelha
- Catedral de São Basílio
- Kremlim
- Mausoléu de Lênin
- Passeio de Barco por Moscou
- Bunker 42
- Museu Da Cosmonáutica
- Museu do Fliperama
- Teatro Bolshoi
- GUM
- Estações de metrô de Moscou
- Parque Gorky
- Catedral de Cristo Salvador
- Museu Pushkin
- Mural Bailarina do Kobra
- Kremlin de Izmailovo
- Museu da Vodka
- Sparrow Hills
- Palácio Tsaritsyno
- Qualquer igreja
- Transporte em Moscou
- Como ir do aeroporto ao centro de Moscou
- Onde ficar em Moscou
Moscou é uma cidade encantadora e que reúne uma grande quantidade de pontos turísticos. E o melhor de tudo é que não ficam distantes uns dos outros.
Afinal, estamos falando do maior país do mundo! E claro que Moscou não poderia ficar atrás. A cidade é realmente grande e provavelmente diferente de muita coisa que você já viu.
Afinal, ela mistura singularidade e exoticidade em todos os seus edifícios. Por mais que a cidade seja grande, seu sistema de transporte público foi muito bem planejado.
Tanto é que através dos trens e ônibus é possível chegar a praticamente qualquer ponto da capital que você queira.
Inclusive, andar de metrô por Moscou já é um passeio turístico, já que as estações de lá são glamourosas. Cada estação foi cuidadosamente construída para parecer um monumento.
Então, se você quiser saber mais sobre as principais atrações turísticas de Moscou, embarque comigo no post de hoje!
O que fazer em Moscou e o que visitar
Praça Vermelha
A Praça Vermelha é um dos locais mais visitados da Rússia. Localizada no centro de Moscou, reúne sempre uma grande quantidade de turistas do mundo inteiro.
E ela não é famosa somente em outros países, como também para os próprios russos. Era lá que ocorriam os grandes desfiles de militares na época da União Soviética. Além disso, próximo à praça ficam alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como a Catedral de São Basílio, o Mausoléu de Lênin e o Museu Histórico do Estado.
É um pouco difícil ter uma noção real do tamanho da praça, já que ela é muito grande. Mas para você não ficar completamente perdido (a) por lá, use como base o lado norte tendo a Catedral de São Basílio e o sul com o Museu Histórico do Estado!
Catedral de São Basílio
Se você está montando seu roteiro com o que fazer em Moscou, não pode deixar esta atração de fora dele. Até porque, a Catedral de São Basílio é o cartão postal de Moscou!
Você provavelmente já viu essa imagem, de várias cúpulas em uma catedral exótica e toda colorida. Não? Tente se lembrar da Copa do Mundo de 2018, e você rapidamente fará a associação.
E ela não foi escolhida para ser cartão postal à toda. Ela realmente surpreende com a sua linda arquitetura e todas as suas cores majestosas.
Ela foi construída em meados de 1500 por ordens de Ivan IV, o czar russo que governava o país. Ela foi construída como “prêmio” pela conquista de duas cidades russas chamadas Astracan e Kazan.
Ela possui cores fortes e foi projetada para parecer uma grande fogueira. Durante o passeio, você vai poder entrar em cada torre para conhecer mais da sua história!
Kremlim
O Kremlin é um dos pontos turísticos mais famosos de todo o mundo. E se você for a Moscou, vale a pena conhecer esse ponto também!
Hoje em dia, o Kremlin é a sede do governo de Moscou. Ele é erguido por altíssimos muros que cercam toda a fortaleza.
Sua primeira construção foi no ano de 1156, e durante os séculos seguintes, serviu de residência para muitos czares.
Somente séculos depois outras construções começaram a ser erguidas no interior desta gigantesca fortaleza, como catedrais e palácios.
As muralhas se estendem por mais de 2 quilômetros! Dentro do Kremlin, o visitante poderá visitar o Palácio do Arsenal, várias catedrais, o Campanário de Ivan, o Grande (onde fica um sino de 222 toneladas), dentre muitas outras atrações.
Ingressos corta fila
Claro que uma das principais atrações de Moscou estrá sempre cheia, né? Eu fui para Moscou em outubro, que já não é alta estação e mesmo indo relativamente cedo, tinha uma fila enorme para comprar ingressos para o Kremlim.
Como eu comprei o ingresso corta fila, pude ganhar tempo e visitar com calma o Kremlim. Dá para ficar várias horas lá dentro, são várias catedrais, museu e muitas atrações.
Mausoléu de Lênin
Em frente ao Kremlin, você poderá visitar também o Mausoléu de Lênin. Esse edifício foi construído somente para abrigar o corpo de Lênin.
Vladimir Ilyich Ulyanov, também conhecido como Lênin, foi uma figura pública muito importante na Rússia. Ficou conhecido por liderar revoluções que libertaram o povo da ditadura imposta por um czar.
Dentro do mausoléu você não poderá comer, nem filmar ou fotografar. No centro do prédio, você poderá ver o corpo de Lênin que foi embalsamado. Ele permanece na mesma posição em que morreu, no ano de 1924. Não há muito o que conhecer no mausoléu, a não ser ver o corpo de Lênin. Mesmo assim, vale a pena fazer a visita, pois o prédio é bem bonito!
Passeio de Barco por Moscou
Outra maneira de conhecer Moscou é através dos passeios de barco. Não há um turista que chegue à cidade e não passei pelo Rio Moscou, uma das maiores atrações turísticas da cidade.
O rio oferece diversos ângulos diferentes para que os turistas possam apreciar a capital, por isso vale a pena fazer o passeio. Alguns barcos seguem rotas diferentes, então é bom conferir antes o trajeto, porque assim você pode fazer mais de um passeio para conhecer diferentes regiões.
Em média o passeio dura duas horas e custa cerca de R$30 reais, lembrando que este valor já está convertido e que o dinheiro da Rússia é o Rublo.
Se você for passear de barco, vale a pena fazer um passeio no Radisson Cruise, um cruzeiro que oferece jantar e luxo aos passageiros. Vale muito a pena fazer o passeio e apreciar a vista de Moscou durante a noite!
Leia também : Comidas típicas da Rússia
Bunker 42
Se você gosta de história, especificamente do período que compreende a Guerra Fria, o Bunker 42 não pode ficar de fora da sua lista.
Você poderá conhecer bem de perto abrigos subterrâneos que foram usados pelos russos durante este período para se protegerem contra os ataques aéreos dos Estados Unidos. E por mais de 3 décadas, este abrigo permaneceu em sigilo pelos russos!
Você verá ao vivo e a cores a sala de controle de operações aéreas, o armamento utilizado pela União Soviética e saberá de perto como era viver no bunker.
Mesmo para quem não se interessa por história, vale a pena conhecer o local. Andando nos corredores, você se sentirá em um filme de ação e suspense. Além disso, só de saber que estará caminhando em um local que poderia ter dado início a uma grande guerra nuclear já pode aguçar sua curiosidade!
Museu Da Cosmonáutica
Esse é o ponto turístico ideal para quem gosta de tudo que é relacionado ao espaço. Se você se interesse pelo assunto, deve saber quem foi Yuri Gagarin, o primeiro homem a pisar na lua.
Mas qual era a sua missão, e como era o Sputnik? Você já teve essa curiosidade? Em Moscou, você poderá tirar essas e outras dúvidas no Museu da Cosmonáutica. E o mais legal é que você verá toda a história sob a perspectiva russa, e não americana. Até porque, os russos são pioneiros no assunto!
Em uma das bases do museu há uma escultura de mais de 100 metros de altura com um foguete sendo lançado. Só por fora já vale a pena conhecer o museu!
Museu do Fliperama
Você gosta de vídeo games? E dos jogos mais antigos? Se a resposta for sim, não deixe de conhecer o Museu do Arcade. Esse museu era o item mais importante da lista de “o que fazer em Moscou” do meu irmão.
Durante a época da Guerra Fria, havia um grande conflito entre Rússia e Estados Unidos (não que hoje ainda isso não ocorra), principalmente em relação aos produtos que entravam no país.
Por isso, ambos os países não comercializavam nada entre eles. E como sabemos, a nata da indústria de games está nos Estados Unidos.
Mas então, o que os russos jogavam? Naquela época, o país começou a desenvolver os próprios jogos que eram comercializados em fliperamas.
Por isso, nem tente encontrar os jogos mais antigos e clássicos, porque você não vai. Em compensação, você conhecerá uma porção de jogos que nunca foram para o mercado.
Teatro Bolshoi
O Teatro Bolshoi é um dos maiores e mais importantes da Rússia. O teatro foi construído em 1780, mas 25 anos depois um grande incêndio destruiu o lugar, que ficou fechado por bastante tempo.
Assistir a um espetáculo de ballet no Bolshoi é uma experiência única. E se você quiser assistir alguma coisa, é bom comprar o ingresso com antecedência, porque a concorrência é bem alta!
Só o prédio já é um espetáculo à parte. Do lado de fora do teatro, na parte superior da frente, há uma grande escultura de Apolo sendo conduzido por 4 cavalos.
Em frente à porta principal de entrada há uma grande fonte de água em uma praça, localizada de frente para grandes colunas do pórtico do Bolshoi. Mesmo que você não entre no teatro, vale a pena conhecer a fachada.
Na parte interna, no hall de entrada, há um lustre excepcional que pesa mais de mil quilos. Só não se esqueça de comprar com antecedência seus ingressos para não perder nenhum show!
GUM
Em Moscou também existe shopping center! E se você gosta de fazer compras, o GUM pode ser a melhor opção para você. Ele fica localizado na Praça Vermelha, e você reparará como sua arquitetura é bem diferente de todos os shoppings que você já visitou.
Isso porque ele foi projetado séculos atrás para ser o Mercado Municipal de Moscou, e o objetivo era que ele abastecesse a cidade.
Sua arquitetura é realmente impressionante, e mescla o clássico estilo britânico com a época medieval russa. Durante a União Soviética, o atual shopping GUM ainda servia como mercado. Porém, suas filas eram imensas, porque ele era o único mercado que não impunha um limite de mercadorias para os clientes.
E como eles eram privados de comprar à vontade, dá para imaginar a quantidade de pessoas que iam ao mercado municipal!
Lá dentro você encontrará diferentes tipos de lojas, cafés e restaurantes. Vale a pena conhecer o local e aproveitar a pausa para experimentar um pouco da culinária russa!
Estações de metrô de Moscou
Ao entrar em qualquer estação de metrô de Moscou, você certamente achará que entrou no lugar errado e que está no interior de um palácio.
Sem sombra de dúvida, as estações de metrô de Moscou serão as mais lindas que você terá visto na vida (talvez com exceção de algumas de Estocolmo).
Conhecidas também como Palácios do Povo, as estações da capital foram construídas durante o governo de Stalin. Você sabia que existe até mesmo tour guiado por dentro das estações? Isso porque elas são tão belas, que acabaram se tornando um dos principais pontos turísticos da cidade.
Só tente planejar sua visita para que não seja no horário de rush, senão as únicas coisas que você conseguirá ver serão pessoas!
Aliás, algumas estações são bem profundas. Por esse motivo, já foram usadas até mesmo de abrigo durante a 2a Guerra Mundial! Você reparou como cada cantinho de Moscou é rico em história?
Parque Gorky
Se você estiver com um tempo livre e quiser passear e dar uma descansada, um bom passeio pode ser uma visita ao Parque Gorky. Ele fica localizado às margens do Rio Moscou, e por isso você poderá apreciar uma bela vista, além de poder passear de barco quando passar pelo parque.
Durante o verão da Rússia, o parque é frequentado por muita gente. Há muitas árvores e canteiros na região, embelezando ainda mais o parque. Eu estive em Moscou em pleno outono, então o parque tava ainda mais lindo, com cores outonais e folhas caídas.
Dentro do parque, há ainda um museu a céu aberto intitulado Parque das Artes, e esse é o principal motivo pelos quais os turistas vão até lá. O parque tem muitas esculturas que foram levadas para lá depois que a União Soviética se dissolveu.
Catedral de Cristo Salvador
Enquanto a maioria das pessoas caem de amores pela Catedral de São Basílio, minha paixão foi mesma a de Cristo Salvador. Eu costumo dizer que ninguém sabe fazer igreja bonita como os russos.
Não deixe de a conhecer por dentro, muita gente visita apenas a Catedral de São Basílio por ser a mais conhecida, mas essa daqui é pelo menos igualmente linda.
Essa catedral é a maior catedral ortodoxa do mundo, e apesar de parecer antiga, ela é mais jovem que eu e você! Ela foi destruída na década de 30 e só foi reconstruída agora no ano 2000.
Museu Pushkin
Esse museu era o item número 2 na minha lista de o que fazer em Moscou! Eu queria muito visitar, esse que é um dos museus mais importantes da Rússia e conhecer um pouco mais sobre artistas russos.
O Pushkin no entanto não tem só artistas russos, ele é um museu de belas artes que você vai encontrar desde múmias egípcias a quadros de pintores franceses.
Mural Bailarina do Kobra
Eu sabia que o Kobra tinha um mural em Moscou, mas não fazia ideia de onde ficava. Logo que cheguei em Moscou, ainda no táxi pra ir pro meu hotel, eu passei pelos arredores do Teatro Bolshoi.
Qual não foi a minha surpresa ao ver o mural do Kobra pela janela do táxi. No mesmo dia voltei lá para fotografar. Claro que um mural do Kobra na Rússia não poderia ter um outro tema que não fosse balé.
O mural é de uma das maiores bailarinas da história da Rússia : Maya Plisetskaia que faleceu em 2015.
Kremlin de Izmailovo
Kremlin quer dizer fortaleza, e essa fortaleza aqui apesar de ser linda, é pouco visitada. É um dos lugares mais bonitos de Moscou, mas ainda assim nem sempre figura no roteiro de o que fazer em Moscou da maioria dos turistas.
Essa parte aqui em nada tem a ver com o “verdadeiro” Kremlin, sede do governo da Rússia e que fica na Praça Vermelha. Chama Kremlin porquê é uma fortaleza.
O Kremlin de Izmailovo é um complexo. Dentro dele tem parque, vários museus, e um mercado das pulgas que vale a pena conferir.
Museu da Vodka
“Na Rússia faça como os russos” eu estou adaptando o ditado para dizer que eu não poderia deixar o Museu da Vodka de fora do meu roteiro em Moscou. Eu já tinha visitado um outro museu parecido em São Petersburgo, mas gostei mais desse.
Há um tour onde você aprende sobre a história da vodka, como é preparada, tipos diferente de vodka, mas claro que a parte mais interessante é a degustação. Recomendo que você pegue leve nessa parte!
Sparrow Hills
Se você quer tirar uma foto de Moscou vista do alto, aqui é o lugar! Essa colina fica num dos pontos mais altos de Moscou, e vale a pena o esforço da subida.
Palácio Tsaritsyno
Moscou não tem palácios famosos como São Petersburgo, mas é injusto dizer que não tem palácios na cidade. Um dos mais conhecidos é o Palácio Tsaritsyno que serviu de moradia para Catarina a Grande.
É possivel visitar o palácio que hoje serve como museu. Dentro da área fica o parque gigantesco, super bonito e bem conservado, com fontes, lagos e que é um excelente dica de passeio em Moscou.
Qualquer igreja
Esse último tópico é quase como uma brincadeira, mas qualquer igreja na Rússia, e mais ainda em Moscou, é uma atração turística. As igrejas russas são um absurdo de lindas, e mesmo eu achando que por dentro são um pouco carregadas (como geralmente são as igrejas ortodoxas!) elas são maravilhosas!
Então eu costumo sempre parar e fotografar igrejas russas na rua, mesmo que não seja nenhum famosa ou conhecida, elas sempre são lindas!
O que fazer em Moscou – Vídeo
Transporte em Moscou
Se você estiver hospedado bem no centro de Moscou, vai conseguir fazer muita coisa a pé. Como eu estava no centro, e ainda não estava tão frio, eu andei bastante em Moscou, só peguei metrô para os pontos mais distantes da cidade.
Tanto o metrô como as máquinas para comprar bilhete, estão em inglês. Não tive grandes problemas para usar o metrô em Moscou, tudo bem sinalizado e tranquilo.
Como ir do aeroporto ao centro de Moscou
Moscou tem três aeroportos (Domodedovo, Sheremetyevo e Vnukovo) e cada um fica em diferentes pontos de Moscou. Vai depender muito de onde você vem e por qual companhia, cada aeroporto é diferente, mas todos tem boas ligações de transporte.
Trem
O Aeroexpress é a opção mais conveniente. Foi o que usei quando cheguei em Moscou. É a opção que eu recomendo por ser rápida e barata. Dá para chegar no centro de Moscou em 35 a 45 minutos, dependendo do aeroporto. O preço é de 450 a 500 RUB.
O período de validade do bilhete é de três dias a contar da data em que foi emitido. Então, não se preocupe se o seu voo atrasou, você tem muito tempo!
A única desvantagem? Você ainda precisará pegar um metrô ou táxi quando sair do trem porquê ele para no centro, mas não na parte turística onde a maioria de nós fica.
Ônibus
Cada um dos aeroportos tem um ônibus que vai do aeroporto até a estação de metrô mais próxima. É uma maneira muito barata (o preço de uma tarifa de ônibus público – máximo 100 rublos), mas não é o ideal, já que pode demorar até duas horas para chegar no centro de Moscou.
Onde ficar em Moscou
Moscou é uma cidade gigante, e tem muitas opções de hotel em Moscou para todas as faixas de preço. Eu fiquei no Arbat Hotel, um hotel com bom custo benefício e um bom café da manhã cheio de especialidades russas.
Booking.comÉ caro viajar para Moscou?
Antes de visitar Moscou, eu já tinha ido para Rússia outras duas vezes. A minha maior surpresa foi com os preços de Moscou! Moscou é muito mais barata do que eu imaginava!
Mesmo sendo a capital da Rússia, Moscou é uma cidade barata. Para vocês terem uma ideia, um bilhete de metrô custa 55 rublos, e eu comia sempre muito bem por menos de mil rublos.
Roteiro de viagem além de Moscou
Muita gente faz a dobradinha de Moscou e São Petersburgo, afinal são as duas maiores cidades da Rússia e estão a menos de 700km de distância. Dá para ir de São Petersburgo para Moscou e vice versa de trem.
Outra possibilidade é incluir Kazan no seu roteiro, ou alguma outra cidade nos países vizinhos, como Kiev, Kaunas, Vilnius, Riga ou mesmo Tallin.
Leia também : Como ir de Tallin para São Petersburgo de ônibus
Racismo em Moscou
Como uma viajante negra, essa é uma questão que sempre passa pela minha cabeça. Eu já tinha escrito a minha experiência como turista negra na Rússia depois de duas idas a São Petersburgo.
Para Moscou, eu fui com meu irmão, e foi bom também ouvir a opinião de um homem negro sobre essas questões. Nós contamos nossa opinião como negros em Moscou.
E aí, o que você achou sobre Moscou? Parece ser uma viagem e tanto, não é? Deixe o seu comentário abaixo, e conte para nós se você já fez essa viagem e o que achou da cidade!
E não se esqueça também de compartilhar esse post em suas redes sociais e com amigos que também estejam planejando uma viagem à Rússia!
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Minha vontade de conhecer a Rússia aumentou muito depois da última Copa do Mundo. Adorei essas dicas do que fazer em Moscou. Quero muito conhecer a Praça Vermelha e o Kremlin. Bom saber que não é tão cara assim. Esse era meu maior medo.
Moscou tem muita coisa legal para se fazer.
Adorei o teu guia, dá para organizar um roteiro bem legal a partir dele.
Eu me apaixonei completamente por Moscou! Tem muita coisa pra fazer mesmo nessa cidade, algumas da sua lista eu não fiz. Já preciso voltar pra lá e explorar mais!
Estava mesmo muito curiosa para saber sobre questão de racismo em Moscou e Rússia em geral. Obrigada por compartilharem a experiência de vcs.
Estamos pensando em visitar moscou no final de agosto, vai ser uma emoção e tanto. O jean teve q renovar o passaporte br