Existem várias cidades legais para passeios bate e volta saindo de Toulouse. Toulouse é a quarta maior cidade da França, localizada no sudoeste francês a “cidade rosa” seu apelido, tem várias atrações e é uma cidade ainda desconhecida da massa turística.
Toulouse tem catedrais históricas, tem museus, tem eventos, mas sabe qual é uma das coisas que mais gosto da cidade? Sua posição geográfica ideal para a gente conhecer a região, a cidade fica bem no meio da região Midi-Pyrénées, e está ao mesmo tempo perto das estações de esqui e do Mar Mediterrâneo, em menos de duas horas você chega a praias e as melhores estações de esqui dos Pireneus, sendo assim ideal para passeios bate e volta.
Eu já fiz vários passeios bate e volta saindo de Toulouse, alguns são bem simples e com menos de 1h de trem é possível chegar em outra cidade, outros por ser pequenos vilarejos é mais difícil de chegar com o transporte público, e há necessidade de usar carro.
Cidades para passeios bate e volta saindo de Toulouse
Albi
Uma dos mais populares passeios bate e volta saindo de Toulouse! A cidade em si tem bastante coisa para ver, tem um museu dedicado a Toulouse-Lautrec um pintor muito conhecido que é de Albi, tem a catedral de Santa Cecília, tem passeio no rio Tarn e jardins lindos.
Não deixe de ir aos jardins do Museu Toulouse-Lautrec, não precisa pagar para ir até o museu e é de lá que temos uma vista extraordinária da cidade, sem contar que o jardim é lindo e mesmo no inverno merece ser visitado.
Leia também : O que fazer em Bordeaux
Carcassonne
Carcassonne possui uma cidade fortificada que é a maior e mais bem conservada da França, é um passeio que recomendo muito porquê o lugar é muito bonito, um pouco cheio é verdade, mas as ruas da cidade medieval estão muito bem conservadas e a gente se sente naquela época, mas não demais sabe?
Não tem gente fantasiado com roupa medieval o tempo todo como em Tallin por exemplo, acho que é o mais popular dos passeios bate e volta saindo de Toulouse.
Dá para ir e passar o dia, a cidade medieval é grande, com catedrais, museus, restaurantes, lojas…É mais prático ir de carro, mas se você não tiver carro, dá para pegar um trem em Toulouse e 1h depois você estará em Carcassonne.
Atenção : Da estação de Carcassonne, é impossível ir a pé até a cidade medieval, mas a prefeitura colocou trenzinhos turísticos para fazer o percurso entre o centro de Carcassonne e a cidade medieval, mais informações aqui.
Foix
A grande atração da cidade é o castelo de Foix, um castelo com mais de mil anos que fica no alto do rochedo e domina a cidade. Dentro do castelo funciona uma espécie de museu, a primeira vez que fui fiquei encantada com as armaduras e com os resquícios de fortaleza medieval que a gente encontra lá.
A pequena cidade é bastante visitada por turistas, aliás a região toda é conhecida por seus atrativos naturais, seja ski no inverno ou montanhismo (a região abriga os famosos Pirineus franceses) e canoagem no verão e lugares com vestígios pré-históricos (desenhos em cavernas), o fato é que apesar de pequena a cidade tem lá seu charme
Andorra
Que tal conhecer outro país? Toulouse fica a uma distância razoável da Espanha (pouco mais de 2 horas) e do Principado de Andorra, que é um dos menores países da Europa com menos de 500km quadrados.
Durante o inverno, as estações de esqui de Andorra são uma das mais disputadas da Europa, já no verão é a vez das caminhadas nas montanhas e atividades na natureza, as cidades mais visitadas são Pas de la Case e Andorra la Vella que é a capital.
Como Andorra é um paraíso fiscal, também é um paraíso das compras, aliás quando fui a Andorra a impressão que eu tive é que algumas cidades eram um Duty Free a céu aberto, muitas bebidas, perfumes, maquiagens e cigarros sendo vendidos em quantidades enormes.
Cahors
Outra cidade que fica a menos de 2 horas de Toulouse e é perfeita para um bate e volta. A principal atração da cidade é a Ponte Valentré, uma ponte medieval fortificada que data do século 14 e é o símbolo da cidade, Cahors tem alguns museus e por ser bem compacta dá para ver tudo em apenas um dia.
A atração principal de Cahors é sem dúvida a sua ponte (Pont Valentré) que é também o símbolo da cidade, uma ponte onde apenas pedestres tem vez, longa de 138 metros e com seis arcos.
Apesar de eu ter ido lá na alta estação (em agosto!) eu não achei a cidade lotada como acontece com Rocamadour ou Saint-Cirq Lapopie por exemplo, tinha alguns turistas mas nada demais.
Béziers
Bézier é uma cidade fofa banhada pelo Mar Mediterrâneo e é na sua região metropolitana que fica algumas das praias mais conhecidas da região como Valras-Plage e Sérignan, O centro histórico da cidade é interessante e possui vários pontos de interesse.
Montauban
Localizada a apenas 25 minutos de trem de Toulouse, Montauban lembra muito Toulouse por também ter os prédios da cor de tijolo.
Não é lá a cidade mais bonita da região, nem a mais popular entre os passeios bate e volta saindo de Toulouse, mas para quem tem muito tempo sobrando em Toulouse e quer ver algo novo eu acho que vale a pena o passeio, principalmente porquê é bem perto e tem muitos trens fazendo o trajeto todos os dias.
Auch
Com uma catedral linda e alguns museus, Auch é a capital gastronômica do sudoeste e a cidade de D’Artagnan (sim, aquele mosqueteiro!).
Auch é a histórica capital da Gasconha e muito da sua arquitetura se deve a esse fato, como foi uma importante cidade no passado, Auch tem alguns pontos históricos muito bonitos e bem preservados, tendo em vista que é apenas uma cidade com 25 mil habitantes.
Narbonne
Narbonne-Plage é com certeza ” A praia” dos moradores de Toulouse, e um dos balneários mais conhecidos da região. Se você quer passar um dia na praia, Narbonne é uma boa opção para quem está em Toulouse, a praia é de areia, e no centrinho tem vários restaurantes a beira-mar, além de ficar a menos de 2h de Toulouse.
St Cirq Lapopie
Um vilarejo no alto de um rochedo com casinhas lindas, eu estive em St Cirq Lapopie no ano passado e fiquei encantada com esse vilarejo que está entre os mais bonitos da França.
As ruelas parecem ter saído de um quadro, e o pequeno vilarejo com seus pouco mais de 200 habitantes é um dos mais bonitos do departamento do Lot, vale muito a pena conhecer St Cirq Lapopie.
Outros posts sobre Toulouse
- O que fazer em Toulouse
- Passeio de barco em Toulouse
- Museu de História Natural de Toulouse
- Os melhores museus de Toulouse
- Jardim Japonês de Toulouse
- Como ir do aeroporto de Toulouse ao Centro
- Onde comer em Toulouse
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Fantásticas dicas Paula! A França é um país que ainda não tive oportunidade de visitar, estas dicas vão ajudar 🙂
Adorei! Eu de França conheço só Paris e Strasbourg, dois lugares maravilhosos, cada um na sua proposta claro. Preciso explorar mais a França, tem lugares fantásticos e seu Post me deu mais vontade ainda!
Parabéns Paula, muito bom!
Olá Paula: já estive em Toulouse e adorei a cidade cor de rosa com aroma a violeta (http://www.documentaromundo.com/2014/04/toulouse-cidade-rosa-com-aroma-violeta.html). Não estive muitos dias e por isso apenas fui a Carcassonne. Albi também estava na mira mas o tempo não dá para tudo. Obrigada pelas dicas. Ajudarão numa próxima viagem.
Quanto mais eu pesquiso sobre a França, mais eu me encanto!! Estou fazendo aulas de francês (aqui no Brasil mesmo) e a intenção é passar uma temporada em uma das cidades do interior da França mais pra frente. Toulouse é uma das opções que venho pesquisando. =)
Paula, conheço tantas cidades francesas mas ainda não fui a Toulouse, embora já tivesse pensado nisso…agora depois de ler o seu post vejo que, para além da cidade, há vários passeios que valem a pena partindo de lá. Obrigada pelas sugestões! Bjs
Ahhh minha França amada. Não conheço ainda Montauban. Conheci quinta-feira, assistindo o Tour de France 😛
Ótimo post Paulette, vou fazer propaganda dele no face esse finde. Beijos e até breve! =)
Sair das grandes cidades é sempre a melhor forma de descobrir lugares mais autênticos e tranquilos. Muito bonita, a arquitetura antiga que podemos ver nas fotos. E obrigado pelas sugestões!
Lindo Post!! Estou começando a planejar um roteiro para ir a França no começo do ano que vem! Não conheço nada do Interior, só Paris!! Vejo cada lugar lindo que preciso conhecer. Dicas muito valiosas! Um beijo Renata (Viagem em Detalhes)
Só conheço Toulose de passagem. O que é uma pena porque daquilo que aqui vejo deve valer mesmo a pena. Obrigada pela partilha do lugar.
Ótimas dicas, é sempre bom ter opções de passeios pra fazer ao redor do destino que visitamos! Todos os lugares que você sugeriu parecem ser muito lindos. Se um dia eu estiver em Toulouse, tomara que possa visitar estes lugares também!
Que ideia fantástica. Nunca pensei que houvesse tantos destinos interessantes em torno de Toulouse. Para dizer a verdade, não conheço bem a área, mas já fiquei aqui com boas dicas. Obrigada pela partilha.
Destas cidades só conhecia Carcassonne mas nunca lá estive, as outras cidades não conhecia mesmo, mas fiquei bastante curiosa e se for a Toulouse já sei que outras cidades visitar. Obrigada pelas dicas 🙂
Toulouse é uma cidade encantadora, mas nunca tinha ouvido falar de St Cirq Lapopie e fiquei fascinado pelo lugar. Pela foto dá para perceber que tem algo de especial. Grande abraço e obrigado pela partilha.
O vilarejo no alto de uma rocha foi a dica que mais gostei. Sempre é válido dar atenção aos arredores das grandes cidades, onde podemos encontrar pequenos tesouros.
Que cidades lindas. Dá vontade de ir em todas elas! Adoro cidades medievais e passeios bate-e-volta… ótimas dicas!
Já pode ir conhecer todas?! Fiquei com vontade de conhecer Carcassonne (tem um jogo com esse nome inspirado na cidade que eu adoro haha) Adorei as dicas!
Gente, quanta dica legal! Post para favoritar! Adorei, quem sabe em janeiro não dê uma chegadinha… 🙂
Não sabia que havia tantas possibilidades de bate e volta partindo de Toulouse.
Post guardadinho para a próxima ida à Fraça 😉
Agora não temos desculpas para não ir até a França, né? Sempre paro para pensar que ir só para Paris é bobagem, mas com todas essas dicas, já quero embarcar agora. Pode?
Várias cidadezinhas lindas entrando na minha wishlist!!! Carcassone já estava é claro rs.
Bom dia! Muito tempo sigo suas dicas, e agora eu e meu marido vamos fazer esse passeio incrível que você da varias dicas.
Gostaria de saber qual o melhor lugar para alugar o carro em Toulouse?
Gabrielle
Se vocês chegarem de avião, pode alugar no aeroporto mesmo. Do contrário tem que ver onde tem uma agência da empresa que vcs querem alugar