Desconsiderem a sujeira, mas esse é o padrão europeu continental com poucas variações entre os países, quase todos usam tomada com dois pinos, abro uma exceção para Itália porquê lá ví tomadas com três pinos parecidas com o modelo novo do Brasil e ví que meus aparelhos com dois pinos encaixavam nas tomadas italianas sem problema.
As tomadas na Inglaterra tem esse padrão de três pinos quadrados e ao lado tem um interruptor, só colocar o aparelho na tomada não o liga imediatamente à corrente elétrica, é necessário também ligar o interruptor.
Isso sem falar na voltagem que aqui é 220v que é alinhado com a norma da maioria dos países europeus, então algumas pessoas do Brasil que resolverem viajar para cá vão ter que usar apenas produtos bivolt ou um transformador de energia, isso porquê o Brasil é uma bagunça e a depender da região que você mora a voltagem é 110v ou 220v, a voltagem de Fortaleza por exemplo é 220v já a de Salvador é 110v.
Nunca usem um aparelho numa tomada de voltagem diferente, o risco de queimar o seu aparelho é grande, a boa notícia é que hoje em dia a maioria dos eletrônicos já são bivolt, geralmente eles vem com a indicação de 100-2240v o que quer dizer que você pode usar tanto numa cidade com voltagem de 110v como numa cidade de 220v.
O que fazer se o seu aparelho não encaixa na tomada do país que você vai? Antes de viajar é fundamental conhecer o padrão de tomadas do país escolhido e comprar um adaptador, aqui adaptador de tomada Reino Unido – Europa Continental e vice versa é encontrado facilmente em vários lugares desde aeroportos onde custam bem caros até na Poundland que é a loja onde tudo custa uma libra.
Em 2012 como ia viajar para os Estados Unidos e o padrão das tomadas lá também é diferente, eu comprei um adaptador multiuso desses que vem com várias formas e o padrão de diversos países assim não preciso me preocupar muito.
Resumão sobre adaptadores e tomadas na Inglaterra :
- Os aparelhos brasileiros e europeus não encaixam nas tomadas britânicas.
- A voltagem é de 220v
- É relativamente fácil comprar adaptadores em Londres e nas principais cidades do Reino Unido.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Isso de tomada é um terror, né? Há alguns anos eu comprei um kit de adaptadores diferentes, é uma mão na roda pra viagens 🙂
beijos
Eu comprei um conjuntinho de adaptadores da Europa num hotel na Suíça. Me é útil até hoje que uso aqui. Um aparelho eletrônico que trouxe da Inglaterra eu uso com transformador e adaptador… triste rs.
K!
Olá, meu secador/chapinha tem a voltagem de 100-230v tem problema usar em londres?
Barbara
Sim, normalmente vc pode usar aqui sem problema, mas olha o manual primeiro pq as vezes é preciso mudar alguma coisa antes, e alguns são automáticos e se adaptam.
Na verdade a voltagem na Inglaterra é 240V, mas a maioria dos aparelhos brasileiros “bi-volt” (incluindo notebooks e carregadores de celular) funcionam. Se não for bi-volt (p.ex., 110V) aí não tente plugar. Vai queimar na hora e derrubar a energia toda (queima o fusível).
Parabéns pelo excelente artigo.
Muito obrigada, foi muito útil para mim.