O que fazer na Trafalgar Square: uma viagem à terra da Rainha pode render muitas coisas legais. Uma delas é conhecer a Trafalgar Square, uma grande praça que fica no coração de Londres.
Portanto, se você está buscando o que fazer durante sua passagem pela Trafalgar Square, separamos aqui algumas dicas e informações para você.
O que é a Trafalgar Square?
A história da Trafalgar Square começa em 1820, quando o Príncipe Regente contratou o arquiteto John Nash para criar um local de lazer no centro da cidade. O arquiteto, então, desenvolveu um espaço amplo que, em 1830, foi oficialmente nomeado como Trafalgar Square.
O nome Trafalgar vem de uma famosa batalha vencida pela Inglaterra contra a França de Napoleão, aliás Londres está cheia de nomes com referências as batalhas vencidas contra a França. Trafalgar Square é uma das praças centrais mais descoladas de Londres
A Trafalgar Square foi criada, na verdade, para celebrar a Batalha de Trafalgar (1805), quando a Marinha Real Britânica venceu nas Guerras Napoleônicas. Em 1843, foi concluída no local a Coluna de Nelson e dois anos depois foram construídas duas fontes (vamos falar deles logo mais).
A praça, que é considerada como o coração da cidade, além de abrigar esculturas e fontes, é palco para eventos, manifestações e celebrações. Para chegar até à praça é bastante simples. As estações de metrô mais próximas de lá são Charing Cross e Leicester Square.
O que fazer na Trafalgar Square?
O local, que é um espaço bastante amplo, é muito turístico, por isso você verá uma grande circulação de pessoas por lá. Além disso, sempre há artistas, manifestantes ou eventos acontecendo por ali. Quer saber o que fazer na Trafalgar Square? Temos 7 dicas bem legais, confira.
#1 Conhecer a Coluna de Nelson
O principal monumento e que fica no centro da Trafalgar Square é a Coluna de Nelson (Nelson’s Column). Trata-se de um monumento construído para homenagear o Almirante Horatio Nelson, que foi um dos comandantes nas Guerras Napoleônicas, e que faleceu na Batalha de Trafalgar (daí o nome do local).
A Coluna de Nelson foi projetada por William Railton e foi construída entre os anos de 1840 e 1843. Bem no topo da coluna fica a estátua do Almirante Horatio Nelson, com 5 metros de altura, feita em arenito por Edward Hodges Baily. Na base da coluna ficam quatro leões de bronze, que foram colocados ali em 1867.
#2 Visitar a National Gallery
A atração mais famosa da Trafalgar Square é na verdade a National Gallery, a maior pinacoteca de todo Reino Unido, que conta com mais de 2300 obras de artistas europeus, do período compreendido entre o século XIII e o início do século XX.
A National Gallery é a galeria de arte mais importante da cidade e abriga quadros de grandes artistas como Van Gogh, Michelangelo e Rembrandt. Como o foco principal da galeria são as coleções de pinturas, esse é um museu em que não se verá outros tipos de objetos de arte, como esculturas, por exemplo.
Mesmo assim, vale muito a pena a visita, já que são milhares de obras belíssimas! Além da National Gallery ser um dos melhores museus de Londres, a entrada é gratuita.
#3 Conhecer a National Portrait Gallery
Junto à National Gallery fica a National Portrait Gallery, uma galeria que expõe uma grande coleção de retratos dos personagens britânicos mais famosos da história.
Por lá é possível se deparar com diferentes formas artísticas, como fotografias, pinturas, caricaturas, desenhos e esculturas. Algumas não são necessariamente obras de arte, mas possuem valor por serem conservadas como documentos históricos.
A entrada na National Portrait Gallery também é gratuita!
#4 Apreciar as fontes
Embelezando a Trafalgar Square temos ainda duas fontes, que foram projetadas por John Barry, o mesmo arquiteto que projetou o belíssimo Palácio de Westminster. As fontes contam com sereias, golfinhos e tritões que as enfeitam. As duas fontes são lindíssimas e podem render belas fotos!
#5 Visitar a Igreja St. Martin-in-the-Fields
Ao lado da National Gallery, no canto nordeste da Trafalgar Square, fica a Igreja de St. Martin-in-the-Fields. Por conta de sua localização, é uma das igrejas (e não catedral) mais visitadas de Londres!
A St. Martin-in-the-Fields é uma igreja anglicana que mantém uma forte tradição com a música. O edifício atual possui uma arquitetura neoclássica e foi construído entre os anos de 1722 e 1726.
Um dos pontos altos da igreja é o Café in the Crypt! Trata-se de uma cafeteria que fica na cripta da igreja. No local são servidas comidas e bebidas por preços bem acessíveis!
Por lá é possível tomar um café da manhã tradicional, um chá da tarde, além de degustar outras delícias. Também é possível almoçar ou jantar por preços bastante justos. O acesso ao café se dá por uma entrada ao lado da igreja, através das escadas ou do elevador.
#6 Participar de algum evento
Como mencionamos mais no início, é na Trafalgar Square que acontecem muitos eventos, celebrações e manifestações em Londres! Por isso, dependendo da época do ano que você esteja visitando a cidade, poderá participar de algum desses eventos.
A época natalina é um exemplo. Anualmente – desde 1947 – a Noruega dá à Londres uma árvore de Natal, em gratidão pelo apoio da Grã-Bretanha à Noruega durante a Segunda Guerra Mundial.
Essa árvore de Natal geralmente tem mais de 20 metros de altura, e é colocada na praça por uma equipe especializada. A árvore é, obviamente, decorada com diversas luzes! Vale a pena a visita durante a noite!
#7 Apreciar o Admiralty Arch
A poucos metros a sudoeste da Trafalgar Square fica o Admiralty Arch, um grande monumento, em forma de arcos, por onde passam automóveis e pedestres. O Admiralty Arch divide a área da Trafalgar Square e é onde começa o The Mall (rota que leva até o Palácio de Buckingham). Esta grande estrutura foi encomendada pelo rei Eduardo VII como um memorial a sua mãe, a rainha Vitória.
Além da Trafalgar Square
Se você estiver passeando pela Trafalgar Square e quer aproveitar para conhecer outros lugares ali perto, aqui vão algumas sugestões:
- Convent Garden: é a principal área de entretenimento e teatro de Londres, por lá é possível encontrar também lojas de grifes e opções gastronômicas. É lá ainda que fica o Covent Garden Market, um dos mercados mais charmosos da Europa.
- Chinatown: outra opção bastante legal é conhecer a área dominada pelos orientais. A Chinatown em Londres fica no Soho e é formada por algumas lojas e muitos restaurantes chineses, e até tailandeses e japoneses.
- Embaixada Brasileira: se você tem curiosidade de saber onde fica a Embaixada do Brasil em Londres, ela está bem pertinho da Trafalgar Square, e fica no início da Cockspur St.
Outra sugestão é unir o passeio pela Trafalgar Square com o Palácio de Buckingham, que fica a pouco mais de um quilômetro de distância! Ou seja, é possível fazer o trajeto à pé, e apreciar ainda mais as belezas da capital britânica!
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Ainda não fui lá.. tem vários pontos que eu preciso passar rs.
Kisu!